Plataforma Instagram remove os “likes” de milhões de usuários por engano

Plataforma Instagram remove os "likes" de milhões de usuários por engano
Plataforma Instagram remove os “likes” de milhões de usuários por engano

Plataforma Instagram remove os “likes” de milhões de usuários por engano. O Instagram – e outras redes sociais como o Facebook – vêm realizando testes e experimentos internos há mais de um ano para ver o impacto que teria a eliminação da contagem de “curtidas” nas publicações dos usuários. O Instagram continua testando para remover o total de “curtidas” das postagens.

A empresa parecia determinada no início de 2020 a dispensar essa métrica. Portanto, em vez de mostrar o número de pessoas que gostaram de uma foto, mostraria apenas uma delas e algo como “e para outras pessoas”.

>>Facebook Messenger integra-se com Instagram: agora na versão web

Como afirmado, esse movimento foi proposto para acabar com “a tirania dos likes”, já que muitos usuários ficam obcecados pela quantidade de “curtidas” que obtêm de suas fotos, removem aquelas que não obtêm muitos “curtidas” e podem até sentir inveja de outros contatos se eles tiverem mais aceitação em suas publicações.

Para evitar essas “comparações odiosas”, o Instagram parecia determinado a eliminar os gostos, embora a realidade seja que também pode haver interesses econômicos por trás dessa medida. No entanto, a chegada da pandemia do coronavírus parecia fazer com que a empresa “esquecesse” a possibilidade de apagar a conta “gosto de você”.

Mas agora sabemos que não é esse o caso, e a realidade é que o Instagram continua testando para eliminar o número total de “curtidas” das postagens. É possível que nas últimas horas você tenha percebido como os “likes” desapareceram das suas fotos e também das das pessoas que você segue. Isso porque o Instagram continua com seus testes.

>>WhatsApp já testa o envio de mensagens pelo Instagram e vice-versa

O que acontece é que, por engano, os testes saíram do controle e, ao invés de fazê-los com um número pequeno de usuários, aplicou-se a eliminação de “curtidas” a milhões de contas, conforme confirmou a rede social em sua conta oficial no Twitter, dados os inúmeros comentários – e reclamações – de usuários que estava recebendo.

O erro foi corrigido e os usuários recuperaram o número de “gosto de você” em nossos perfis. O Instagram informou que se eles ainda não aparecerem, tudo que você precisa fazer é atualizar o aplicativo para que os totais de “likes” sejam exibidos novamente.

Mas o teste confirma que a ideia ainda está na mente e que é possível que em algum momento desapareçam, embora com o número de reclamações recebidas nas últimas horas, o Instagram possa repensar.

>>Facebook, Instagram e WhatsApp registram queda massiva em seus serviços

Vimos como nossos “curtir” desapareceram e realmente é um movimento que não nos incentiva a deixar novas interações em outros conteúdos, pois não vemos que seu “curtir” apareça em lugar algum. Também é difícil saber os “likes” das suas próprias publicações, dados que são fornecidos ao autor, mas não são facilmente acessíveis.

Veja mais