Pílula do dia seguinte: quantas vezes você pode tomá-la

Pílula do dia seguinte: quantas vezes você pode tomá-la
Pílula do dia seguinte: quantas vezes você pode tomá-la

Pílula do dia seguinte: quantas vezes você pode tomá-la

Muitas são as dúvidas sobre a pílula do dia seguinte, pois muitas mulheres temem tomá-la pelas consequências que isso possa acarretar. Hoje damos-lhe todos os detalhes sobre este método contraceptivo.

Uma coisa a ter em mente é que a pílula do dia seguinte só deve ser usada em horários muito específicos como uma emergência. É um método anticoncepcional, mas não de uso constante, pois se assim for, pode interromper muitos processos hormonais, alterando seu funcionamento.

>Produtos caseiros e naturais para prevenir e eliminar cabelos brancos

A ginecologista Miriam Mendiri nos dá alguns conselhos sobre a pílula do dia seguinte, respondendo a perguntas como: com que frequência você pode tomá-la? Quando sua menstruação chegará depois de tomá-lo? Todas as suas dúvidas serão sanadas! 

PÍLULA DO DIA SEGUINTE: QUANTAS VEZES VOCÊ PODE TOMÁ-LA

Uma das grandes perguntas que muitas mulheres se perguntam antes de tomar a pílula do dia seguinte é saber quando sua menstruação diminuirá depois de tomar essa pílula de emergência. Segundo a ginecologista Miriam, sua menstruação pode ser tardia ou precoce. Como o corpo de cada mulher é diferente, o efeito varia para cada uma de nós. No entanto, note que em qualquer caso, quer a sua menstruação seja precoce ou tardia, não é perigoso e não deve ter medo. É uma reação normal causada pela pílula.

>Bolo de iogurte com creme de chocolate: receita cremosa e deliciosa para o fim de semana

O que o ginecologista recomenda é que, se você não quer engravidar, pode tomá-lo sem problemas, mas esse não deve ser um método constante para se cuidar.

“Você tem que ter cuidado, antes de tudo, porque você só pode engravidar uma vez se não usar anticoncepcionais. Embora a pílula anticoncepcional seja ‘uma bomba hormonal’, é pior ter uma gravidez indesejada. Se você não quiser um bebê Você não precisa jogar”, comenta.

>Como limpar seu fogão facilmente com este truque simples: adeus manchas difíceis!

O que contém a pílula anticoncepcional?  É muito importante saber do que é feita a pílula do  dia seguinte,  para saber como funciona ou quais são os seus efeitos secundários . Como Miriam nos diz, a pílula anticoncepcional normal contém estrogênio e gestagênio, enquanto a pós-coito contém apenas gestagênio.

Gestagen é um hormônio natural ou sintético, com efeitos semelhantes aos da progesterona. Tem efeitos estabelecidos no útero e na vagina, durante o ciclo menstrual, e é necessária para o desenvolvimento do tecido mamário e a manutenção da gravidez. Mas tenha cuidado, não tenha medo dessa pílula, pois seu uso moderado não lhe fará mal.

“Não se deve presumir que todo mundo vai ser irresponsável com a pílula anticoncepcional de emergência. Não devemos tirar essa possibilidade de prevenir a gravidez de pessoas que querem usá-la com responsabilidade”, diz a ginecologista.

>Quanto mais coisas você guarda em sua casa, mais infeliz você fica, dizem os especialistas

Com que freqüência você pode tomar a pílula do dia seguinte?

Como mencionado acima, a pílula do dia seguinte não é um método anticoncepcional que deva ser usado regularmente.

“O ideal é que a pílula do dia seguinte não seja usada todos os meses”, aconselha o ginecologista.

Ou seja, pode ser no máximo três ou quatro vezes ao ano . Assim, podemos afirmar que, se não queremos uma gravidez, é melhor usarmos outros métodos contraceptivos como o preservativo masculino, que não produz nenhum tipo de alteração hormonal em nenhum dos membros do casal.

“Quando se trata de evitar uma gravidez indesejada, você deve sempre usar os métodos contraceptivos que pode ter à sua disposição quando quiser, como o preservativo usual, DIU ou pílula anticoncepcional, entre muitos outros, dependendo de como sejam as suas necessidades ou o seu estilo de vida ”, comenta o ginecologista.

pílula do dia seguinte é apenas para emergências. Somente no caso de qualquer outro método anticoncepcional usado falhar, ele pode ser usado. Nesse ínterim, é melhor encontrar outras alternativas para cuidar de si mesmo.