Pés secos: descubra as principais causas e os tratamentos ideais

Pés secos: descubra as principais causas e os tratamentos ideais
Pés secos: descubra as principais causas e os tratamentos ideais

Pés secos: descubra as principais causas e os tratamentos ideais. A descamação da pele em qualquer parte do corpo ocorre quando há falta de hidratação. Este não é o único sintoma de um problema específico de pele.

No caso de os pés estarem descamados, existem doenças que causam este sintoma, mas nem sempre é motivo de preocupação, basta cuidar melhor desta parte do corpo para não ficar com os pés secos.

>>Hidratantes caseiros para os pés: receitas muito eficazes e naturais

Causas de pés secos

Com o passar dos anos, o salto pode ficar mais grosso, às vezes rachar e descascar. Esta é uma reação natural da pele que se torna mais resistente ao meio a que está exposta, bastando tratar com hidratantes e esfoliação.

Se você notar afrouxamento da pele no tórax, planta do pé ou entre os dedos dos pés, a causa pode ser diferente. Fique atento a outros sintomas que aparecem simultaneamente com a descamação.

1. Fungos

Fungos são microrganismos que estão por toda parte. Eles podem se estabelecer e se desenvolver em seus pés de várias maneiras.

Ficar descalço no chão em local úmido, estar em contato direto com sujeira ou areia, calçar sapatos fechados por longas horas ou não secar bem os pés antes de calçar as meias.

Eles gostam de um ambiente quente e úmido. Portanto, eles irão proliferar, causando descamação e coceira. Um dos tipos mais comuns é a micose, que também pode deixar a pele vermelha, com unhas esfareladas e ocas.

>>Conheça os melhores remédios caseiros e naturais para pés rachados

2. Desidratação

Você bebe bastante água ao longo do dia? A desidratação tem muitos outros sintomas, como boca seca, perda de peso e fraqueza. Também afeta a pele e pode deixar seus pés secos. Fique atento a todos os sintomas para explicá-los ao seu médico para que você possa obter um diagnóstico preciso.

3. Dermatite de contato

Algumas pessoas só descobrem uma reação alérgica na pele quando entram em contato com certas substâncias ou tecidos que causam coceira, vermelhidão e / ou descamação. É por isso que o problema é denominado dermatite de contato ou eczema. Se você descobrir que seus pés soltam após usar certas meias ou sapatos, pode ser porque o material tocou sua pele. Talvez seu corpo seja sensível a isso.

4. Psoríase

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a psoríase é uma doença crônica, não contagiosa e bastante comum. Os sintomas incluem manchas escamosas esbranquiçadas e secas, pele seca e rachada, coceira, queimação, dor e alterações na aparência das unhas. Isso também pode ser uma causa.

>>Como eliminar rachaduras nos pés usando receitas caseiras

Como tratá-los?

A forma de tratá-los é muito variada. Se for por causa de uma doença, somente o seu médico pode lhe dizer como tratá-la.

Se perceber que não tem sintomas e que é apenas ressecamento, principalmente na planta dos pés, você pode tratá-los mergulhando os pés em um recipiente com água morna à noite por meia hora.

Em seguida, esfregue uma lixa de xixi sem muita força, apenas para retirar as células mortas. Enxágue os pés com água morna, seque-os bem e aplique um creme ou óleo hidratante.

Faça isso várias vezes por semana e você verá o resultado em breve. Este é um cuidado que você deve sempre tomar, principalmente no verão, quando você usa sapatos mais abertos.

>>Diga adeus as rugas do pescoço com estes 3 remédios caseiros

Veja mais