Pele negra: dicas essenciais para manter uma pele mais bonita e saudável

Pele negra: dicas essenciais para manter uma pele mais bonita e saudável
Pele negra: dicas essenciais para manter uma pele mais bonita e saudável

Pele negra: dicas essenciais para manter uma pele mais bonita e saudável. A pele negra tem o privilégio de ser mais forte do que a pele clara. Possui alto teor de melanina e colágeno, o que é excelente na prevenção do envelhecimento precoce e resistência à luz solar.

Mesmo assim, é interessante manter uma rotina de cuidados adequada para evitar manchas, excesso de oleosidade e foliculite, que é uma infecção nos folículos capilares. Veja quais são esses cuidados e consulte seu dermatologista para adaptar os tipos de produtos para pele seca, oleosa, mista ou normal.

>>Dicas de beleza para manter sua pele sempre jovem sem gastar muito

Como cuidar da pele negra

Além de demorar mais para apresentar sinais de envelhecimento, como rugas, e estar mais protegida do sol, a pele morena também é mais elástica e demora mais para fluir, pois é mais grossa e firme.

Porém, deve-se ressaltar que outra característica desse tipo de pele é a hiperpigmentação que aumenta o risco de manchas. O alto nível de colágeno também tem sua desvantagem, que é o risco de quelóides (cicatrizes volumosas).

Usar protetor solar

Embora a pele negra seja naturalmente mais resistente à luz solar, ainda é necessário protegê-la com filtro solar em todos os momentos, seja em dias ensolarados e nublados ou em ambientes com luz artificial de lâmpadas potentes. Usar um bom protetor solar com fator 15 no mínimo e reaplicá-lo a cada 3 horas é uma boa prática diária.

>>Máscara caseira para firmar a pele com ovo e pepino é melhor que botox

Prevenir manchas

Como já mencionado, a hiperpigmentação natural aumenta o risco de manchas. Para isso, o melhor a fazer é prevenir, evitando as alterações da pele, que podem causar inflamações e manchas escuras.

O dermatologista deve ser a pessoa que recomenda os produtos a serem usados, mas em geral são dermocosméticos com vitamina C, ácido kójico, ácido fítico e alfa-hidroácidos.

No caso de uma pessoa que tem pele muito oleosa e já sofre de acne, que é uma inflamação interna da pele, o ideal é fazer o tratamento para acabar com a inflamação, e depois tratar as manchas restantes com clareadores e anti-acne.

Evitar a foliculite

Pelos encravados podem ser um grande problema após a depilação com cera ou o barbear, não apenas na pele negra, mas em todos os tipos de pele. O conselho para esses casos é deixar os cabelos bem macios para fazer a barba, como após um banho quente, e hidratar a pele após a depilação.

>>Ingredientes naturais para ajudar você a eliminar a oleosidade da pele

Remova a maquiagem muito bem

Essa dica é muito importante para quem usa maquiagem todos os dias, principalmente quem tem pele oleosa. Remover a maquiagem todos os dias ajuda a manter a pele limpa, reduzindo muito o risco de acne e o desconforto causado pela oleosidade.

Esta limpeza de pele pode ser feita com sabonete para cada tipo de pele, seguida da aplicação de água micelar e finalizando com o produto usual antes de dormir.

Veja mais