Pão de ló “algodão”: super macio, sem gordura e sem fermento

Pão de ló "algodão": super macio, sem gordura e sem fermento
Pão de ló “algodão”: super macio, sem gordura e sem fermento

Pão de ló “algodão”: super macio, sem gordura e sem fermento

Este Pão de Ló “algodão” é um preparo super leve e macio que não contém gordura ou fermento. Uma receita perfeita para o café da manhã ou lanche, e o melhor de tudo é que não usa muitos ingredientes nem demorar muito tempo para preparar. Veja como fazer passo a passo.

>Prepare facilmente arroz com presunto para o seu almoço

Ingredientes:

  • 8 ovos
  •  120 gr de farinha
  •  225 g de açúcar
  •  Uma pitada de sal

>Prepare um delicioso mingau de amido de milho e leite em apenas 5 minutos

Processo:

1. Primeiro, você deve preparar a forma onde o pão de ló será assado posteriormente. O ideal é usar um molde de metal redondo ou em forma de coroa com um diâmetro de 22 ou 24 cm. Para facilitar o desenformar, forre o molde com papel manteiga.

>Três técnicas infalíveis para você conseguir cortar cebola e não chorar

2. Para preparar este pão de ló, vamos  colocar as claras em uma vasilha e as gemas.

3. Na tigela de claras em neve, acrescente uma pitada de sal e bata até ficarem firmes. Bata em velocidade baixa a princípio e, quando a mistura estiver espumando, aumente a velocidade até atingir o máximo da batedeira. Bata alguns minutos, até obter claras em neve bem firmes.

>Vida saudável: como fazer espeto de legumes com maionese

4. Por outro lado, coloque o açúcar em uma tigela e acrescente as gemas e bata novamente. Comece em velocidade baixa, até que o açúcar esteja um pouco integrado, depois vá aumentando até atingir a velocidade máxima. Como não tem fermento entre os ingredientes, para que cresça no forno é preciso gerar ar na mistura dos ovos. Isso se consegue batendo com paciência, o tempo necessário para que a mistura fique bem cremosa e esbranquiçada e que, pelo menos, tenha dobrado seu volume inicial.

>Como fazer deliciosos rolinhos de canela para um lanche barato e saudável

5. Incorporar aos poucos a farinha peneirada previamente, adicionar duas ou três colheres de sopa e misturar com movimentos envolventes. Assim, aos poucos, vá acrescentando a farinha até que tenhamos tudo bem integrado.

6. Vá agora incorporando as claras, da mesma forma que fizemos com a farinha, aos poucos e misturando com movimentos suaves e envolventes para que não caiam. Como a massa da toupeira é espessa, a princípio é difícil integrá-los, mas, à medida que se vai acrescentando os brancos à mistura, a massa fica mais cremosa e clara.

>Chá verde: 6 razões para beber diariamente que irão convencê-lo e maneira correta de tomar

7. Coloque a mistura na forma que preparamos no início e coloque o bolo para assar. O forno deve ser pré-aquecido, e o preparado deve ser assado em fogo baixo, a aproximadamente 160ºC. Leva cerca de 50 minutos para assar o pão de ló, mas o tempo total dependerá muito do seu forno. Para saber se está no ponto, basta clicar no centro com um palito e verificar se sai limpo.

>O que devemos fazer para fortalecer as unhas e acelerar o crescimento?

8. Antes de tirar do forno, deixe descansar alguns minutos no forno, com o fogo desligado e a porta entreaberta, e por fim deixe o bolo esfriar na gradinha. Depois vai abaixar um pouco, mas isso é normal, pois tem pouquíssima farinha e sua textura é muito lisa.

>Super fácil: croquetes de espinafre e batata para fazer em 20 minutos

Veja mais