O tufão Haishen ameaça o Japão: 1,6 milhão de pessoas foram evacuadas

O tufão Haishen ameaça o Japão: 1,6 milhão de pessoas foram evacuadas
O tufão Haishen ameaça o Japão: 1,6 milhão de pessoas foram evacuadas | Foto: AFP

O tufão Haishen ameaça o Japão: 1,6 milhão de pessoas foram evacuadas

Diante do avanço do poderoso tufão “Haishen” em direção ao sudoeste do Japão , as autoridades japonesas solicitaram neste domingo que mais de 5 milhões de pessoas sejam retiradas de suas casas , enquanto mais de 500 voos foram cancelados e permanecem alertas para possíveis inundações.

Mais de 1,6 milhão de pessoas foram obrigadas a evacuar imediatamente várias cidades nas prefeituras de Okinawa, Kagoshima, Nagasaki, Kumamoto e Miyazaki , e mais de 5,6 milhões de pessoas foram exortadas a buscar refúgio em municípios dessas províncias, de acordo com o Cadeia NHK.

Foto: AFP

Apesar de ter enfraquecido o avanço do tufão “Haishen” pelo oceano Pacífico, continua a ser considerado perigoso e pode até se tornar um dos mais destrutivos a atingir o Japão nas últimas décadas , razão pela qual as autoridades têm insistido que seja. realizar evacuações desde cedo para evitar vítimas e ferimentos.

>O truque do WhatsApp para enviar fotos e vídeos da mais alta qualidade

Da mesma forma, neste domingo, mais de 500 voos foram cancelados , a maioria com saída ou destino em Kyushu ou Okinawa, de onde compartilharam imagens e vídeos dos fortes ventos e chuvas onde também se vêem lojas protegendo suas vitrines e prateleiras vazias de supermercados.

>Resultado da Mega-Sena: Duas pessoas ganham R$ 94 milhões e dividem prêmio

Enquanto isso, Kyushu Railway, a empresa que opera os principais serviços ferroviários de Kyushu, anunciou suspensões para as linhas locais e de alta velocidade da ilha para segunda-feira.

Já a operadora da West Japan Railway, no oeste do país, suspenderá a linha de alta velocidade da Sanyo entre Hiroshima e Hakata e planeja reduzir a frequência em outras devido ao ciclone tropical.

>Nova atualização do WhatsApp permitirá personalização total dos chats

“Haishen” é o décimo tufão da temporada e é listado como “muito forte” pela Agência Meteorológica do Japão (JMA).

Às 18:00 hora local (5:00 GMT) estava localizado nas águas do Pacífico cerca de 30 quilômetros a leste da ilha de Yakushima e cerca de 80 km a sudoeste da cidade de Makurazaki, no extremo sul de Kyshu.

Com informações da EFE.

Veja mais