O segredo para cozinhar e comer batatas de maneira saudável todos os dias

O segredo para cozinhar e comer batatas de maneira saudável todos os dias
O segredo para cozinhar e comer batatas de maneira saudável todos os dias

O segredo para cozinhar e comer batatas de maneira saudável todos os dias.

As batatas podem ser cozinhadas de muitas maneiras diferentes. Assado, frito, cozido, com maionese, azeite ou salsa. No entanto, existe uma forma especial de cozinhá-los para cuidar do corpo.

>Bolo de doce de leite congelado com apenas 3 ingredientes

Natália Calvet é tecnóloga alimentar e treinadora nutricional. Ela explicou a diferença entre amido e amido resistente.

>Como preparar molho rosa caseiro com 3 ingredientes em 5 minutos

Batatas cheias de amido

O amido é feito de cadeias de açúcar encontradas nos vegetais. “Quando comemos amido, essas cadeias são rapidamente quebradas no intestino pela ação de enzimas, transformando-se em glicose que passa para o sangue”, disse Calvet.

Mas o amido resistente é um tipo de amido que não é totalmente absorvido no intestino delgado. Continua seu caminho até o intestino grosso onde é fermentado por bactérias, gerando benefícios para todo o organismo. Desta forma, é conhecido como um prebiótico. Calvet indica que o amido resistente se torna um alimento para bactérias.

>Prepare este sanduíche Montecristo super suculento em apenas 15 minutos

O amido resistente pode ser incorporado à sua dieta diária de várias maneiras. Alguns alimentos já o contêm em seu estado natural, como legumes, bananas verdes e aveia.

Mas você também pode fazer amido resistente em casa. Consegue-se com cereais e tubérculos.

Como cozinhar batatas para torná-las mais saudáveis?

Os especialistas recomendam cozinhar cereais ou tubérculos, como batatas, deixá-los na geladeira e reaquecer no dia seguinte. É importante não ultrapassar a temperatura antes de comê-los.

Dessa forma, com esse tipo de cozimento, torna-se um prebiótico. Calvet explicou que a batata e o arroz são alimentos ricos em amido. Quando cozidos e resfriados, eles se tornam uma fonte de amido resistente. “Seu amido muda sua estrutura e se torna uma espécie de amido, amido retrógrado, que traz benefícios à saúde”, revelou.

>Um pão caseiro que não envelhece e feito com batata

O amido resistente melhora a saúde intestinal e a mucosa intestinal, agindo como um prebiótico para bactérias. Isso acontece porque as alimenta e evita o crescimento de outros nocivos.

Também melhora a sensibilidade à insulina e reduz o nível de açúcar no sangue. A saciedade também é aumentada, pois os ácidos graxos gerados em sua fermentação no intestino grosso aumentam os hormônios que controlam o apetite. Isso foi revelado pelo tecnólogo de alimentos.

>Máscara de ovo e mel para reduzir rugas e linhas de expressão rápido

Além disso, esse tipo de amido tem metade das calorias do que o normal. É por isso que ajuda no controle de peso. Natália Calvet também afirmou que influencia a produção de células do sistema imunológico. Também em compostos inflamatórios no intestino.

Veja mais