O que você nunca deve colocar no microondas para evitar uma explosão

O que você nunca deve colocar no microondas para evitar uma explosão
O que você nunca deve colocar no microondas para evitar uma explosão

O que você nunca deve colocar no microondas para evitar uma explosão.

O microondas é um dos aparelhos mais úteis da cozinha, pois além de aquecer alimentos, pode cozinhar e até assar, dependendo da sua capacidade. Porém, o uso indevido deste utensílio pode causar acidentes graves.

Existem certos elementos que, em contato com as ondas, podem alterar o estado do aparelho, danificar o seu sistema e até provocar explosões. Portanto, tenha em mente esta lista de coisas que você não deve colocar no microondas:

>7 alimentos que você não deve reaquecer no microondas

1. Utensílios com detalhes metálicos:

A princípio, os metais são letais para as microondas, pois sempre reagem ao calor e ainda pior se estiverem dentro de quatro paredes. Você pode causar um curto-circuito.

2. Garrafa térmica:

Você vai desperdiçar energia, além de danificar o sistema operacional do microondas. A maioria das garrafas térmicas é feita de aço inoxidável, o que não permite que as ondas aqueçam a comida ou a bebida. Em vez disso, ele vai ricochetear nas paredes do micro-ondas.

>Esqueça o microondas e descubra os benefícios de cozinhar a vapor

3. Sacos de papel ou plástico:

Procure sempre mantê-los fora do microondas. Mesmo certos sacos de papel são feitos com produtos químicos que, em contato com o calor, podem liberar gases tóxicos ou causar incêndio.

4. Recipientes de iogurte, manteiga ou creme:

Este tipo de recipiente destina-se a uma única finalidade e, se exposto a altas temperaturas, pode derreter e contaminar um alimento com substâncias químicas.

>Conheça as razões pelas quais você nunca deve aquecer água no microondas

5. Tupperwares:

Você provavelmente já sabe disso, mas lembre-se de comprar o recipiente certo para o microondas. O plástico também pode gerar explosões no microondas.

6. Recipientes para levar:

O isopor e o poliestireno são um tipo de plástico que não suporta altas temperaturas, derretem automaticamente, o que deixará seu aparelho inutilizável.

>Alerta: Veja os perigos por trás da pipoca de microondas

7. Moldes de folha de alumínio:

Por mais fino que seja, ainda é um metal. Quer se trate de formas ou folha de alumínio para assar, não devem ser utilizadas no microondas, que tem uma funcionalidade diferente de um forno.

8. Certos Alimentos:

O micro-ondas acabará em uma bagunça e resíduos de alimentos espalhados por todo o sistema interno. Não se engane, ovos não podem ser cozidos no micro-ondas, o vapor vai reagir de dentro para fora e procurar uma saída, mesmo explodindo. O mesmo acontece com frutas como uvas e passas.

>Use limão para limpar o microondas em menos de 5 minutos

Finalmente, você pode não ter feito isso antes, mas se o micro-ondas for usado sem nada dentro, pode ser perigoso. As ondas como não são absorvidas por nenhum alimento, o sistema interno do eletrodoméstico as absorve até se autodestruir. Muito cuidado.

Veja mais