O que significam as manchas vermelhas no ovo cru?

O que significam as manchas vermelhas no ovo cru?
O que significam as manchas vermelhas no ovo cru?

O que significam as manchas vermelhas no ovo cru?

Embora o ovo seja um alimento nutritivo, rico em vitaminas e proteínas, também pode afetar a nossa saúde, se não prestarmos muita atenção a determinadas anomalias.

>>Duas formas de desligar o WhatsApp sem ter que desconectar a Internet do seu celular

Ao fritar um ovo, a primeira coisa que você provavelmente fará é observar o quão normal é sua composição quando está em cima da frigideira.

>>Veja como combater as rugas com máscara caseira de mamão e ovo

Entre tantas características, talvez você tenha encontrado pequenas manchas vermelhas ou marrons, flutuando na clara ou na gema do ovo, e tenha se perguntado se representam alguma anomalia prejudicial à saúde.

>>Use pão para fazer mini pizzas crocantes em 10 minutos

O que significam as manchas vermelhas no ovo cru?

Essas “manchas de sangue” ocorrem devido à ruptura dos vasos sanguíneos do sistema reprodutor da galinha durante a ovulação ou formação do ovo.

>>Estas são as coisas que você nunca deve manter em seu banheiro

Outra razão para o aparecimento dessas manchas escuras é devido ao descascamento das paredes e tecidos internos do sistema reprodutor de uma galinha muito jovem.

No entanto, essas características não devem preocupar o consumidor. Segundo especialistas, são perfeitamente comuns e normais, principalmente em algumas raças de galinhas.

>>Conheça os poderosos benefícios do óleo de semente de uva para a pele

Em outras palavras, um ovo com pequenas manchas de sangue não é perigoso para a saúde, muito menos indica que está fertilizado. Essas manchas podem ser removidas com um utensílio, mas se o ovo contiver muito sangue, é melhor descartá-lo.

>>4 benefícios do suco de limão misturado com bicarbonato de sódio

Outras anormalidades nos ovos

  • Um ovo com duas gemas: durante o processo de ovulação, pode acontecer que a galinha gere dois ovos, o que é completamente típico, principalmente em aves jovens. Portanto, se este ovo for fertilizado, dois pássaros nascerão da mesma casca.
  • Concha com rugosidade ou ondulação: essas deformações têm origem diversa, desde a formação incompleta do aparelho reprodutor da galinha, excesso de medicamentos ou estresse do animal ao pôr ovos.
  • Manchas brancas na clara do ovo: aquele filamento denso na clara ou na gema indica que o ovo é fresco, o que é normal. Além disso, sua função é manter a gema suspensa no centro.
  • Sardas brancas na casca: podem indicar excesso de cálcio na dieta da galinha, bem como alguns problemas no aparelho reprodutor. O ovo geralmente é comestível, mas é melhor consultar um nutricionista.

Veja mais