O que acontece com seu corpo se você beber café todos os dias

O que acontece com seu corpo se você beber café todos os dias
O que acontece com seu corpo se você beber café todos os dias – Foto: KABOOMPICS.COM / Pexels

O que acontece com seu corpo se você beber café todos os dias.

Quando você bebe sua xícara de café reconfortante todos os dias, provavelmente está apenas tentando apreciar seu aroma e sabor, sem pensar nos benefícios ou riscos que isso pode representar para sua saúde. A boa notícia é que o café é uma bebida saudável quando consumido com moderação.

>>5 erros ao preparar seu café que você deve evitar

As pessoas podem consumir com segurança até 400 mg de cafeína por dia, a quantidade encontrada em duas a quatro xícaras de café de 240 ml.

O que acontece com seu corpo se você beber café todos os dias

Melhore o seu humor

A cafeína pode afetar os estados mentais, como aumentar o estado de alerta e a atenção, reduzir a ansiedade e melhorar o humor. Uma ingestão moderada de cafeína de menos de 6 xícaras de café por dia foi associada a um menor risco de depressão e suicídio.

>>Creme de café: a receita com 3 ingredientes que vai te conquistar

Pode reduzir o risco de morte

Beber café regularmente pode reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames.

Pesquisa publicada pela European Society of Cardiology revela que a fabricação de café filtrado está associada a uma redução de 15% no risco de morte por qualquer causa em comparação com a ausência de café.

>>É saudável: experimente esse bombom que leva apenas 5 minutos para ficar pronto

Favorece sua memória

A cafeína tem efeitos estimulantes a curto prazo e, em termos de seus benefícios a longo prazo, estudos relatam que o consumo de café de 3 a 5 xícaras por dia na meia-idade está associado a uma diminuição do risco de demência. Pode ser devido à cafeína e também à capacidade antioxidante e ao aumento da sensibilidade à insulina.

Menor risco de câncer

Os polifenóis e a cafeína podem interferir no crescimento e na disseminação das células cancerosas. Beber café pode reduzir o risco de câncer de fígado e endométrio, de acordo com as evidências do American Institute for Cancer Research.

>>Receita de torta de Oreo sem forno feita com apenas 5 ingredientes

O café também pode estimular a produção de ácidos biliares e acelerar a digestão através do cólon.

Perda de gordura

Em uma pesquisa que acompanhou o impacto do café em 126 homens e mulheres com sobrepeso em Cingapura ao longo de 6 meses, descobriu que aqueles que beberam 4 xícaras de café instantâneo com cafeína por dia tiveram uma queda de quase 4% na gordura do corpo todo.

>>Descubra como eliminar a celulite com caroço de abacate

Diminui o risco de diabetes

Bebedores regulares de café têm menor risco de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com os que não bebem. Os polifenóis e minerais como o magnésio no café podem melhorar a eficácia do metabolismo da insulina e da glicose no corpo.

>>É assim que se faz o sorvete de melancia com limão: poder refrescante dobrado!

Quem deve limitar seu consumo?

Mulheres grávidas, pessoas com risco de osteoporose e tomando certos medicamentos (incluindo alguns antibióticos, antidepressivos e antipsicóticos) devem limitar o consumo de café com cafeína.

Veja mais