Novo emoji da máscara: Apple explica novidades da atualização do iOS

Novo emoji da máscara: Apple explica novidades da atualização do iOS
Novo emoji da máscara: Apple explica novidades da atualização do iOS

Novo emoji da máscara: Apple explica novidades da atualização do iOS.

A Apple apresentará um novo emoji de máscara para aplicativos como o WhatsApp, com o próximo iOS 14.2, a próxima versão do sistema que já está em desenvolvimento e, portanto, será lançada nas próximas semanas.

Alterar um único emoji normalmente não seria uma grande novidade; Afinal, neste mesmo ano foi apresentada uma longa lista de novos emojis para iPhone e Android, com novidades importantes como o novo emoji em forma de adesivos. Para este 2020, emojis de homens com vestidos de noiva, bandeiras trans e muito mais foram anunciados.

Se a mudança na máscara emoji chama a atenção, é para o propósito que ela tem: a Apple quer eliminar os estereótipos que acompanham o uso da máscara no Brasil e em outros países do mundo, algo especialmente importante nestes tempos de COVID-19.

>iPhone 12: Apple confirma apresentação de seu novo telefone 5G

Máscara emoji

A grande mudança que a Apple introduziu é que a máscara emoji agora é baseada em um rosto sorridente; na verdade, conforme explicado em Emojipedia, é na verdade o mesmo emoji de rosto sorridente, mas com uma máscara no topo.

O emoji da máscara atual mostra olhos caídos, indicando que a pessoa está doente. Isso porque, honestamente, quase sempre foi esse o caso. No Ocidente em geral, não existe uma cultura de usar máscaras na rua para proteger nossa privacidade ou por outras razões de saúde, como em muitos países asiáticos. Então, se usarmos uma máscara, isso geralmente significa que estamos doentes.

Isso mudou, é claro. Hoje em dia, o uso de máscara em público não é apenas comum, mas absolutamente necessário e obrigatório para evitar a propagação do coronavírus. Mas a associação que temos de máscaras com estar doente continua, e isso pode dificultar sua adoção.

>iPhone 12: características dos quatro modelos que a Apple vai lançar

Usar uma máscara não é enjoar

Certamente é por isso que a Apple decidiu mudar o emoji da máscara, baseando-se no rosto sorridente para mostrar que é possível usá-lo e ser feliz. Uma pequena mudança, mas que vai contra a tendência geral.

Desde o primeiro emoji usado por japoneses em mensagens móveis, o que estava com a máscara sempre se entristeceu com sua condição e tem sido usado como sinônimo de estar doente. Atualmente, a grande maioria dos fabricantes exibe uma máscara emoji com uma expressão triste ou cansada. Outros, como o WhatsApp, mostram uma expressão neutra.

>Capa inteligente da Apple: se o celular está caindo ela endurece para protegê-lo

No entanto, a Apple não teria sido a primeira a mudar esse emoji. A homenagem pode ir para a Samsung, que em 2018 mudou sua máscara facial emoji; o original mostrava um doente, mas o atual mostra olhos mais felizes, arqueados para cima.

A Apple e os demais desenvolvedores podem mudar esse emoji porque o Unicode Consortium, encarregado de defini-los, fala apenas em “um rosto amarelo com máscara cirúrgica”, sem entrar na expressão facial. Isso permite alguma liberdade em cada plataforma e é por isso que outros emoji também parecem diferentes dependendo de onde os usamos.

O IOS 14.2, a primeira versão com o novo emoji, deve ser lançado entre o final de outubro e o início de novembro.

>iPhone 12: Apple revela data do evento online para apresentar novo aparelho

Veja mais