Novo aplicativo Instagram Lite: está em teste e será lançado esse ano

Novo aplicativo Instagram Lite: está em teste e será lançado esse ano
Novo aplicativo Instagram Lite: está em teste e será lançado esse ano

Novo aplicativo Instagram Lite: está em teste e será lançado esse ano.

O Facebook removeu temporariamente o aplicativo Instagram Lite – a versão leve do Instagram – das lojas de download de aplicativos em maio passado. O objetivo da empresa era remodelá-lo completamente e agora, depois de vários meses se preparando para o seu retorno, finalmente há novas novidades sobre a versão Lite do Instagram.

Instagram Lite está sendo testado remotamente por usuários no sudeste da Ásia e será lançado antes do final do ano.

>>Instagram permite criar chatbots usando o API do Facebook Messenger

Aparentemente, o Facebook está testando o aplicativo Instagram Lite renovado há um mês, o que inclui melhorias em seu desempenho, velocidade e capacidade de resposta às solicitações do usuário. Além disso, ele pesará menos de 2 megabytes, uma grande diferença em relação aos 32 megabytes que pesa o app convencional.

Isso significa um download mais rápido, instalação e processo de uso para usuários em países onde há muitas áreas onde a conexão à Internet é instável e muitos usuários ainda usam conexões 2G ou 3G, com velocidades muito lentas para suportar a versão poderosa do a aplicação.

>>Instagram prepara um algoritmo que detectará conteúdo publicitário

De acordo com o Facebook, 90% dos usuários de Internet móvel no mundo podem ter esses tipos de problemas de conexão, então também vai expandir o número de países onde o Instagram Lite estará disponível quando for finalmente lançado.

O novo aplicativo Instagram Lite foi desenvolvido pela equipe de tecnologia de Tel Aviv (Israel), grupo de trabalho criado pela rede social em 2013 e que também desenvolveu o Facebook Lite, a versão light do Facebook, que também é atualmente ” temporariamente fechado ” para iOS.

>>Como salvar e reutilizar as músicas utilizadas no Instagram Reels

Esses desenvolvedores confiaram em sua experiência ao executar o Facebook Lite para corrigir bugs na versão light do Instagram. Por exemplo, eles pegaram parte do código que está hospedado no dispositivo do usuário para colocá-lo em um servidor externo, de propriedade do Facebook. Assim, contribui para tornar o app Instagram Lite mais leve, pois executa processos fora do aparelho.

Dada a situação de pandemia global, o Instagram Lite chega com algum atraso. Por exemplo, para a realização dos testes, os usuários precisavam ser contatados virtualmente, algo que sempre era feito pessoalmente. Desde o mês passado, alguns usuários do Sudeste Asiático estão usando com resultados satisfatórios.

>>Facebook Messenger testa um novo logotipo que se parece com o Instagram

Isso faz com que seja esperado o lançamento em breve da versão Lite do Instagram. O Facebook anunciou que será realizado de forma progressiva até ao final do ano e que numa primeira fase atingirá as zonas rurais do Norte de África e da América do Sul, para depois o disponibilizar em mais territórios.

Veja mais