Nova função estará disponível no WhatsApp para não cair em fake news

Nova função estará disponível no WhatsApp para não cair em fake news
Nova função estará disponível no WhatsApp para não cair em fake news – Imagem: El Siglode Torreon

Nova função estará disponível no WhatsApp para não cair em fake news. 

Graças à Internet, os brasileiros podem obter imensas informações em segundos, digitando apenas algumas palavras e clicando no botão de pesquisa. Algo que é muito útil, mas também apresenta riscos, como esbarrar em trotes ou informações falsas.

>WhatsApp terá um limite para uso responsável das figurinhas animadas 

Apesar de seus benefícios, plataformas de mensagens como o WhatsApp estão servindo como tênis para um grande número de trotes. Motivo pelo qual o aplicativo limitou recentemente o encaminhamento de mensagens, além de criar um bot para combater essas fraudes.

No entanto, no WhatsApp, eles queriam dar um passo adiante e, desde terça-feira, lançaram uma nova função com a qual será mais difícil do que nunca roubar informações falsas.

>Sem espionar seu WhatsApp: como fechar todas as sessões instantaneamente

Novo recurso anti-embuste

WhatsApp tinha vindo a testar este novo recurso por um tempo, mas finalmente fez o seu lançamento oficial depois de meses de espera. Como os últimos passos dados na plataforma, o recurso procura limitar o poder das fraudes, que atingiram o pico durante a pandemia.

>Truque para esconder qualquer chat ou grupo do WhatsApp sem precisar excluí-lo

A partir de agora, sempre que você encaminhar uma mensagem que contém um link para um item de notícia, um botão no formato de uma lupa aparecerá à sua direita. Quando você pressiona, o WhatsApp pesquisa as notícias em questão diretamente no seu navegador móvel.

Dessa forma, os usuários poderão verificar facilmente se são informações verdadeiras ou se estamos enfrentando uma farsa das muitas que surgiram nos últimos meses.

>WhatsApp: Pequena lupa surge ao lado de mensagens – Revelamos para que serve

Quando terei isso?

Como o WhatsApp explica em um comunicado, esta função de pesquisa será implementada a partir desta terça-feira no Brasil, Estados Unidos, Espanha, Itália, Irlanda, México e Reino Unido. Se a lupa ainda não aparecer, é mais provável que seja durante o dia.

>Memória cheia: aprenda a impedir que o WhatsApp ocupe muito espaço

Com esse novo recurso anti-fraudes, o WhatsApp demonstra mais uma vez que está redobrando seus esforços para tentar limpar a imagem da plataforma, que muitos usam para criar informações que apenas tentam enganar os usuários que se tornam virais.

Veja mais