Nova Carteira Digital de Trânsito tem aviso de vencimento e muito mais; veja como baixar

Os motoristas têm à disposição uma nova versão do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Com este aplicativo, é possível realizar consultas das seguintes informações: infrações cometidas pelo motorista, multas, entre outras. A novidade é que está sendo disponibilizada agora é, quando a Carteira está prestes a vencer e se o veículo precisa passar por algum recall.

Foto: EBC

A nova CDT foi lançada na ultima segunda-feira (18), pelo ministério da Infraestrutura por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) nessa  em São Paulo. De acordo com o órgão, em 2020, as multas poderão ser pagas pelo celular com até 40% de desconto.

Sem dúvidas a nova CDT trará muitos benefícios aos motoristas, como por exemplo o aviso sobre o recall que vai auxiliar muitos motoristas uma vez que, segundo o Denatran, apenas 43% desses chamados são atendidos pelos proprietários.

A Carteira Digital Trânsito é gratuita e traz as versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), o documento do carro.

Segundo o secretário Nacional de Transporte terrestre, Marcello da Costa Vieira, o usuário vai poder baixar a CNH digital, exportar e consultar o histórico de emissão de CNHs. “Com relação ao veículo, o usuário poderá baixar o CRLV digital, compartilhar, receber compartilhamento e fazer consultas dos seus veículos com detalhes em relação a restrições e indicadores”, explicou.

Ainda segundo o secretário o usuário poderá consultar, de forma digital, a infração por condutor e por veículo. “Assim, o Governo Federal cumpre o seu papel de facilitar o serviço ao cidadão e desburocratizar o acesso à informação”, ressaltou o secretário.

Outra vantagem da carteira digital é que ela vale como documento oficial e dispensa a apresentação da versão em papel.

O motorista paulistano Alberto Cavalcante não sabia da possibilidade de ter o documento no celular. “Bem prático. A tecnologia vem pra ajudar. Vou ter que renovar a minha agora em fevereiro e já vou pensar na ideia”, contou.

Como baixar?

Para baixar a CDT é muito simples, basta acessar a loja de aplicativos do seu celular e buscar por Carteira Digital de Trânsito. Feito isso será necessário se cadastrar no sistema e fazer a verificação biométrica. Tudo é feito pelo celular. Interessados podem acessar aqui para conferir o tutorial do Serpro sobre como obter a Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Somente documentos com QR Code podem ser digitalizados. Segundo o ministério da Infraestrutura, hoje existem 3 milhões de carteiras digitais de trânsito válidas em todo o Brasil e outras 40 milhões de CNHs com potencial para a versão eletrônica, ou seja, que já possuem o QR Code.

 

Veja mais