Nogado de gema de ovo torrado: uma receita de doce fácil e saborosa

Nogado de gema de ovo torrado: uma receita de doce fácil e saborosa
Nogado de gema de ovo torrado: uma receita de doce fácil e saborosa

Nogado de gema de ovo torrado: uma receita de doce fácil e saborosa.

Chegam as festas em família e o nougat é um clássico indispensável na mesa dos doces. Eles vêm em todos os sabores e tamanhos, por isso desta vez trazemos para você um clássico de origem catalã: torrado de gema de ovo torrado.

Esta sobremesa típica, que se tornou uma das tradições de festas, é muito fácil de preparar. Basta ter um termômetro de cozinha, para medir a temperatura exata do açúcar.

>>Bolo de limão glaceado: passo a passo de um doce super fácil e delicioso

Nogado de gema de ovo torrado

Ingredientes

  • 250 g de amêndoas moídas.
  • 5 g de raspas de limão.
  • 125 g de açúcar.
  • 49 ml de água.
  • 3 gemas, tamanho médio.
  • 30 g de açúcar
  • Canela em pó (opcional)

>>Sorvete doce de leite: a receita mais fácil e com poucos ingredientes

Preparação passo a passo:

Coloque as gemas, a canela e as raspas de limão em uma tigela e bata em velocidade baixa até que estejam todos misturados, mas não esbranquiçados.

Em seguida, cozinhe o açúcar com a água em fogo médio. É importante medir sua temperatura com o auxílio de um termômetro de cozinha. Quando essa mistura chega a 115 graus, ela é retirada da cozinha.

A seguir vamos misturando aos poucos o caramelo que acabamos de tirar do fogo com a primeira preparação. O objetivo é incorporar o caramelo na forma de um fio fino, batendo constantemente até que a mistura esfrie.

>>Mousse de cappuccino: uma receita de sabor marcante e fácil de fazer

Por fim, acrescentamos a amêndoa moída e incorporamos com o auxílio de uma colher de pau. Em seguida, a mistura é colocada em uma forma e coberta com papel manteiga e um peso é colocado sobre ela.

O resultado do preparo deve permanecer em repouso por 48 horas. Após esse tempo, é retirado da forma, polvilhado com açúcar de confeiteiro e queimado com uma tocha de cozinha.

>>Torta de abacaxi light: uma receita com poucos ingredientes e bem leve

Veja mais