Não apenas no suco! 2 maneiras diferentes de colher os benefícios da beterraba

Não apenas no suco! 2 maneiras diferentes de colher os benefícios da beterraba
Não apenas no suco! 2 maneiras diferentes de colher os benefícios da beterraba

Não apenas no suco! 2 maneiras diferentes de colher os benefícios da beterraba

A beterraba é um dos vegetais sazonais que não pode faltar, pois é um dos alimentos com grande carga nutricional benéfico para o organismo.

Considerada um tubérculo de raiz espessa e comestível, a beterraba é um dos produtos que você deve incluir na sua alimentação balanceada ou se pretende perder alguns quilos, seja em sucos de laranja, saladas, sopas, cremes e até alguns chips com um lanche em uma tarde de cinema; é hora de aproveitar ao máximo este delicioso vegetal.

O consumo regular de beterraba em uma dieta balanceada aliada a exercícios constantes, ajuda o organismo a fortalecer o sistema imunológico, é uma fonte de antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce, previne o aparecimento de doenças cardiovasculares, controla a pressão arterial.

Além disso, bloqueia os radicais livres que mantêm o colesterol ruim sob controle, também é bom para melhorar a coagulação do corpo e fortalecer os ossos.

Chips de beterraba

Ingredientes:

  • 2 pedaços de beterraba grande
  • Sal a gosto
  • Suco de limão

Preparação:

1. Em uma panela, coloque os dois pedaços de beterraba previamente lavados. Adicione água suficiente para cobrir e cozinhe em fogo médio por cerca de 20 minutos. Coloque os dois pedaços de beterraba em uma tigela e polvilhe um pouco de suco de limão por cima e um pouco de sal. Deixe descansar por pelo menos uma hora.

2. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Corte os pedaços de beterraba em fatias finas e coloque-os em uma assadeira coberta com papel manteiga. Leve ao forno por cerca de 15 minutos, retire e vire todas as batatas fritas, volte ao forno e deixe cozinhar por mais 15 minutos. Retire todos os pedaços do forno e deixe esfriar um pouco antes de consumir. Aproveite.

Panquecas de beterraba

Ingredientes:

  • 3 xícaras de batata descascada e ralada
  • 2 xícaras de beterraba ralada
  • 1/2 xícara de farinha
  • 3 ovos
  • Azeite de oliva
  • Sal a gosto

Preparação:

1. Em uma tigela despeje a batata e as raspas de beterraba, esprema com cuidado o excesso de água. Enquanto isso, bata os ovos com uma pitada de sal a gosto. Despeje o ovo batido junto com a farinha na tigela com o ralado e misture todos os ingredientes muito bem para que sejam incorporados por igual.

2. Em uma panela, coloque um fio de óleo e deixe aquecer por alguns minutos. Com a ajuda de uma colher, forme as panquecas e coloque-as cuidadosamente na forma. Deixe dourar por cerca de dois minutos de cada lado, até que estejam cozidos. Retire do fogo e aproveite.

Veja mais