Ministério determina recolhimento de todas as cervejas da Backer

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento determinou que a cervejaria Backer retire de circulação todas as suas cervejas e chopes produzidos desde outubro do ano passado a 13 de janeiro de 2020. A medida vala também para chopes.

A venda está proibida até que seja descartada a possibilidade de contaminação dos produtos. “A medida é para preservar a saúde dos consumidores”, disse o ministério, em nota.

Na semana passada, a Polícia Civil de Minas Gerais realizou exames laboratoriais e identificaram a presença da substância dietilenoglicol em amostras de ao menos dois lotes da cerveja Belorizontina, produzida pela Backer. Uma pessoa morreu e pelo menos dez pessoas foram intoxicadas após consumirem a cerveja.

Segundo a própria empresa, o dietilenoglicol não faz parte do processo de produção de suas cervejas.

Em nota, o Ministério da Agricultura disse não existir evidências  laboratoriais de presença da substância em outros produtos da Backer. “Estes produtos estão sendo analisados e, caso existam resultados positivos, novas medidas serão adotadas”, acrescentou a pasta.

A cervejaria foi interditada pelo ministério, e 139 mil litros de cerveja e 8,4 mil litros de chope já tinham sido apreendidos.

Nesta terça-feira(14), a Polícia Civil informou que um terceiro lote da Belorizontina também está contaminado. Também foram encontrados vestígios das duas substâncias tóxicas nos equipamentos de resfriamento usados na produção da cerveja.

Sobre a cervejaria

A Backer está presente no mercado há mais de 15 anos, ela é criadora de cervejas, e dia após dia, com a mesma paixão do início, seus  ingredientes vão além de água, malte, lúpulo e leveduras.

Para proporcionar uma experiência única aos apaixonados por cervejas, ela montou uma equipe de profissionais experientes, trabalha com equipamentos de ponta e fazemos uma seleção rigorosa de matéria prima para manter sempre viva a tradição da Cervejaria Backer.

Após mais de uma década de trabalho, a Backer foi a pioneira mais uma vez: em 2011, na Argentina, é a primeira cervejaria mineira a conquistar uma medalha no South Beer Cup. Dentre dezenas de outros prêmios, a medalha de Bronze conquistada pela Bravo no European Beer Star – 2013 tem lugar especial em nossa sala de troféus.

A Backer  também que guarda o prêmio da Copa de Cervezas de America conquistado em 2015, no Chile.