Melhores maneiras de limpar o couro cabeludo e mantê-lo saudável

Melhores maneiras de limpar o couro cabeludo e mantê-lo saudável
Melhores maneiras de limpar o couro cabeludo e mantê-lo saudável

Melhores maneiras de limpar o couro cabeludo e mantê-lo saudável

Pra quem tem cabelo oleoso, limpar o couro cabeludo é tão importante quanto limpar a pele, sabia? Mesmo quando você lava a cabeça com frequência, os resíduos dos produtos usados ​​se acumulam em pequena quantidade no couro cabeludo. Dessa forma, com o tempo, eles podem deixar a pele do couro mais oleosa ou até mesmo malcheirosa.

Mas quais são as melhores maneiras de limpar o couro cabeludo e mantê-lo saudável? Isso é o que você verá, a seguir.

3 maneiras de limpar o couro cabeludo

Quando o couro cabeludo está limpo e saudável, reduz a queda de cabelo, bem como o risco de caspa e outros problemas causados ​​por excesso de produtos químicos e oleosidade.

1. Esfrega de cabelo

Ao esfoliar a pele do corpo, o objetivo é remover as células mortas, o excesso de resíduos do produto e a contaminação diária. Então, por que não fazer o mesmo com o couro cabeludo, certo?

A esfoliação capilar, também chamada de peeling capilar, vai absorver o excesso de oleosidade do couro, purificar os poros e equilibrar o pH dos fios. Tudo isso sem deixar os cabelos secos.

Você pode fazer esse procedimento em casa ou no cabeleireiro, todas as semanas ou a cada 15 dias. Use sempre os produtos certos para este fim, que o seu cabeleireiro pode recomendar.

Se você faz em casa, aplique assim que molhar os cabelos no banheiro, antes de lavá-los. Massageie apenas o couro cabeludo em movimentos circulares e lentos por 5 minutos.

Em seguida, enxágue com água morna ou fria, shampoo para limpar e deixe os cabelos secar naturalmente para observar o resultado. Algumas pessoas se hidratam imediatamente, mas isso vai depender da saúde do seu couro cabeludo, se há um problema para tratar ou não.

>>Etapas que você deve seguir para ter cabelos sempre saudáveis e bonitos

2. Sabonete de coco

Uma maneira muito eficaz de limpar o couro cabeludo a cada 2-3 dias é usar sabonete de coco em vez de xampu e condicionador. Você pode fazer um teste para ver como seu cabelo reage, já que o resultado não é o mesmo em todas as pessoas.

Preste atenção no produto que vai comprar, porque sabonete de coco não é igual ao sabonete de coco usado para lavar louça e roupa, ok? Nestes casos, é comum terem componentes como a soda cáustica, que não devem ser aplicados no corpo.

O sabonete de coco é adstringente e promove uma limpeza profunda do couro cabeludo. Isso controla a oleosidade e hidrata as pontas secas. Dessa forma, talvez você nem precise lavar o cabelo todos os dias. Claro, você também deve ter cuidado para não usar cremes modeladores em excesso, muito menos aplicá-los nas raízes.

>>Creme caseiro para ajudar a eliminar gordura abdominal

3. Vinagre e alecrim

Quer fazer uma receita caseira para limpar o couro cabeludo? O vinagre de maçã é um ótimo ingrediente para promover a limpeza. O alecrim fornece muitas vitaminas e minerais para nutrir o couro cabeludo.

Coloque um pouco de vinagre em uma panela pequena, misture pedaços de raminhos de alecrim fresco e deixe em infusão por 10 minutos.

Em seguida, aplique a pomada no couro cabeludo seco com o auxílio de uma bola de algodão ou escova de dentes. Para isso, deve-se dividir o cabelo em mechas para aplicá-lo bem no couro.

Depois de aplicar tudo, deixe descansar por cerca de 20 minutos. Então, em geral, basta passar um shampoo adequado para o seu tipo de cabelo, em água morna ou fria.

Dicas para manter seu couro cabeludo limpo

Se você já tem um couro cabeludo naturalmente oleoso, uma maneira de mantê-lo limpo é evitar o uso de produtos que contenham óleo, mesmo que sejam óleos vegetais saudáveis.

Portanto, use produtos feitos para o seu tipo de cabelo e tome cuidado para não exagerar.

Se possível, planeje passar alguns meses sem usar produtos químicos no cabelo, permitindo que os fios se regenerem e limpem o couro cabeludo por muito mais tempo.

A limpeza diária sugerida acima também é importante, além do cuidado de lavar os cabelos com água morna ou fria e deixar secar naturalmente, sempre que puder. Desta forma, mantém a raiz vedada e protegida contra excesso de produtos e poluição do ar.

>>Cabelo elástico: veja o que você deve fazer para restaurá-lo

A importância de manter o couro cabeludo limpo

Manter o couro cabeludo limpo é uma questão de saúde e estética. Pessoas com qualquer tipo de cabelo devem fazer isso, mas é especialmente importante para quem usa muita química ou tem cabelos muito oleosos.

Caso contrário, o couro tende a aumentar sua oleosidade, o que deixa espaço para problemas como seborréia.

Se você está fazendo uma limpeza diária e percebe que seu cabelo está ficando muito seco, pode não dar tempo ao couro cabeludo para liberar sua oleosidade natural. Em quantidade equilibrada, essa oleosidade é necessária para manter a pele protegida. Nesse caso, reduza a frequência de limpeza.

Converse com seu cabeleireiro ou dermatologista para saber a frequência recomendada de aplicação de máscaras hidratantes nos cabelos. Intensificam o efeito de limpeza, dando nutrição, força e brilho aos cabelos.

Vale lembrar que os dados apresentados neste artigo não substituem a consulta a um especialista.

>>Hidrate e elimine rugas com esse creme caseiro de morango e coco

Veja mais