Manteiga de karité: conheça os motivos para nunca faltar em sua casa

Manteiga de karité: conheça os motivos para nunca faltar em sua casa
Manteiga de karité: conheça os motivos para nunca faltar em sua casa

Manteiga de karité: conheça os motivos para nunca faltar em sua casa. Chamam-lhe ouro africano, a manteiga de karité é um produto de beleza natural e ancestral, e que não devemos perder em casa.

Só para citar alguns exemplos, é perfeito para aliviar lábios secos, ajuda a cicatrizar arranhões, remove cabelos crespos ou ressecados… E a lista pode ser bem mais longa.

O melhor de tudo é que o resultado é perceptível de imediato e é 100% natural. Resumindo, é maravilhoso! A manteiga de karité vem da semente da árvore de karité e é famosa por suas propriedades hidratantes, tornando-a um ingrediente ideal para manteigas corporais, loções, óleos e água de colônia.

É um produto multifuncional que possui qualidades hidratantes para cabelos, rosto, corpo e lábios; também é ideal para criar máscaras personalizadas. Excesso de gel antibacteriano e sabonete? Dicas básicas para proteger suas mãos

Quais são seus benefícios?

  • É rico em vitaminas A e E, que ajudam a equilibrar, hidratar e acalmar a pele.
  • É um excelente regenerador celular que pode ser aplicado em qualquer parte do corpo.
  • Contém vitamina F que ajuda a revitalizar os cabelos danificados.
  • Fornece uma dose extra de colágeno que ajuda a combater os sinais de envelhecimento.
  • Seu uso também nas unhas ajuda a melhorar o brilho e prevenir possíveis quebras.
  • Como filtro solar, pois também protege e previne contra possíveis queimaduras causadas pelo sol, graças ao fato de cobrir a pele com uma película invisível que evitará a desidratação.
  • Possui propriedades anti-inflamatórias capazes de aliviar dores causadas por artrite e reumatismo.
  • Altamente recomendado durante a gravidez ou lactação, pois evita o possível e comum aparecimento de estrias ou a possível formação de fissuras no peito
  • Excelente como óleo de massagem.
  • Altamente recomendado para atletas, graças ao facto de conferir elasticidade extra à pele e é recomendado tanto antes como depois do exercício, pois ajudará o músculo a recuperar mais rapidamente ao eliminar toxinas e conseguir uma melhor drenagem.
  • Na cozinha! A manteiga de karité também é comestível e é usada na preparação de muitos alimentos na África. Em algumas ocasiões foi utilizado como substituto da manteiga de cacau na indústria do cacau, embora deva ser notado que seu sabor é totalmente diferente.

De onde você é?

O fruto da árvore de karité é usado na África há séculos. Cada cidade faz elaborações diferentes e tem receitas diferentes usadas ao longo de sua história, geralmente estufando a polpa junto com a casca.

O karité é uma árvore que se localiza principalmente na savana de vários países como Costa do Marfim, Mali, Burkina Faso ou Sudão, e é considerada pela população indígena como a árvore sagrada mais preciosa.

Somente e por mulheres é realizada a coleta dos frutos que caem ao solo. Pode atingir mais de 16 metros de altura, com um diâmetro de aproximadamente um metro, e é uma árvore centenária.

Por exemplo, a manteiga multiuso da The Body Shop é feita por mãos experientes de mulheres ganenses e cada pacote contém a manteiga de 192 sementes de carité.

Ao longo das gerações, este ingrediente foi usado por mulheres ganenses para neutralizar os efeitos que os ventos secos da África têm em sua pele e cabelo.

Veja mais