Maneiras de fazer café sem usar a cafeteira: receitas deliciosas e cremosas

Maneiras de fazer café sem usar a cafeteira: receitas deliciosas e cremosas
Maneiras de fazer café sem usar a cafeteira: receitas deliciosas e cremosas

Maneiras de fazer café sem usar a cafeteira: receitas deliciosas e cremosas. O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. No entanto, nem todo mundo sabe fazer uma boa xícara sem usar a cafeteira. Por isso, hoje compartilhamos 5 técnicas que o ajudarão a aproveitar o café em todos os momentos, mesmo quando você não tiver uma máquina que o possa ajudar.

>>Café da manhã tradicional: aprenda a fazer ovos mexidos americanos

Café de pote ou panela

Este método é muito popular no Brasil, Espanha e Portugal. Você não precisa de muitos ingredientes, apenas café moído na hora, água e açúcar. Para fazer, coloquei a água para ferver.

Quando atingir o ponto de ebulição, coloque o pó de café na água e mexa. Dependendo da intensidade que você deseja, você deve deixá-lo descansar entre 5 e 10 minutos. Você vai perceber o cheiro forte do café torrado porque, ao deixá-lo descansar, seu sabor e aroma ficarão mais concentrados.

Café em filtro

Em troca do anterior, o sabor resultante é um pouco mais suave, mas é o mesmo. Fiz a água ferver e despejei o café moído em um filtro. Amarre bem com um barbante e coloque em uma xícara ou jarro, dependendo de quanto você deseja preparar. Quando a água começar a ferver, despeje na xícara e espere que comece a misturar com o café.

>>Deliciosos biscoitos caseiros para o lanche ou café da manhã: receita fácil

Fazendo café com coador

Este método alternativo permite que você faça café com água quando você não tiver uma cafeteira. Você precisa de uma peneira fina para poder segurar o café restante depois de misturado à água quente.

Você só precisa de café moído, água, açúcar e siga estes passos. Coloque água em uma panela ou chaleira para ferver por alguns minutos. Quando começar a ferver, despeje a água em uma xícara e misture com o café. Deixei repousar alguns minutos dentro do copo e, usando a peneira e outro copo limpo, despejei o líquido filtrando-o com a peneira.

Café expresso francês

A sua origem, como o próprio nome sugere, remonta à França, onde foi inventado este método alternativo de preparação de infusões, incluindo o café.

Para começar, você precisa de água fervida em uma panela ou chaleira. Em seguida, coloque o café moído na prensa e a água fervida. Coloque o filtro na prensa e deixe o café descansar alguns minutos. Agora, escorra o café.

>>Prepare este creme de café com 3 ingredientes em 4 minutos

Café instantâneo

Adicione a quantidade de café desejada, dependendo da concentração que você procura, e misture com a água quente para que se dissolva bem. Você pode adicionar um pouco de açúcar, mel, estévia, canela, leite, bebida vegetal, cacau em pó… Além disso, este método é muito prático se você quiser preparar café gelado.

Veja mais