Kombuchá: saiba o que é, para que serve e como fazer

Kombuchá: saiba o que é, para que serve e como fazer
Kombuchá: saiba o que é, para que serve e como fazer

Kombuchá: saiba o que é, para que serve e como fazer

Também chamado de chá de kombuchá, é uma bebida fermentada nativa do Extremo Oriente. Seu uso é muito antigo na China, Japão e Rússia, países com longa tradição no uso de cogumelos para a saúde. É obtido a partir do chá adoçado e da ação de uma colônia de microrganismos denominada Medusomyces gisevi , o chamado cogumelo kombuchá.

Aqui estão alguns benefícios e contra-indicações da bebida feita com este cogumelo. Também é fornecido um guia para preparar esta bebida probiótica em casa.

>>O que acontece ao seu corpo se você não se lavar o suficiente?

Propriedades e benefícios do kombuchá

Benefícios do Kombuchá

Os benefícios desta bebida são muitos e muito diversos. Eles vão desde melhorar o cabelo, as unhas e a pele até aumentar a resistência do corpo ao câncer. Ele também é usado para perder peso. Embora a lista seja longa, apenas 3 benefícios gerais são apresentados aqui.

Saúde cardiovascular

Existem vários efeitos benéficos do kombuchá na saúde cardiovascular do corpo. Por outro lado, reduz os níveis de colesterol e promove a regeneração das paredes celulares. Isso reduz os riscos de sofrer de arteriosclerose. Além disso, reduz a pressão arterial e, portanto, alivia o estresse no sistema cardiovascular.

>>Não precisa usar química: veja como alisar o cabelo com óleo de coco

Efeito antibiótico

As propriedades antibióticas do kombuchá são eficazes no combate a infecções fúngicas. Fungos como Candida albicans e outros que afetam a pele e a urina podem ser replicados e mantidos sob controle com o uso de kombucha. Além disso, o kombuchá também luta contra outros organismos, como vírus e bactérias.

>>Creme Anti Rugas com rosa mosqueta e leite de aveia para uma pele renovada

Alivia a dor

O Kombuchá tem um efeito analgésico que alivia as dores crônicas nas articulações. Da mesma forma, em músculos e ossos. Em particular, muitas pessoas encontram alívio da síndrome do túnel do carpo, dores nos ombros, pulsos, joelhos e pernas. O kombuchá também pode aliviar os desconfortos associados à artrite.

>>Cuidado com o cabelo: prepare esta máscara de uva super simples e eficiente

Outros benefícios do kombuchá incluem a normalização do trânsito intestinal e a estimulação do sistema imunológico. Além disso, o alívio da asma, bronquite, dores menstruais e dores de cabeça, melhora as funções hepáticas e o metabolismo em geral.

Contra-indicações desta bebida

Muitas pessoas questionam a segurança do kombuchá. Eles argumentam que sua preparação não pode garantir a ausência de bactérias e fungos perigosos. No entanto, medidas de limpeza adequadas garantem uma certa acidez e concentração de antibióticos que reduzem os riscos e perigos potenciais. De qualquer forma, as seguintes são contra-indicações para esta bebida.

>>Vitamina C: descubra o poder deste produto faz no cuidado da sua pele

Gravidez e amamentação

Mulheres grávidas ou amamentando devem evitar o consumo desta bebida. O Kombuchá é feito em casa e nem sempre é possível garantir que não está contaminado. Para evitar riscos potenciais para a mãe e o feto ou bebê, não se recomenda beber kombucha durante a gravidez e a amamentação .

Pessoas com deficiências imunológicas

Quem sofre de doença imunossupressora ou qualquer outra condição especial do sistema imunológico deve evitar o consumo dessa bebida. A razão é basicamente a mesma, esta preparação pode facilmente contaminar-se com outros fungos e bactérias que podem ser muito perigosos para essas pessoas

>>Óleo de gengibre: veja para que serve e como fazer facilmente

Como preparar esta bebida em casa

A base dessa bebida é chamada de primeira fermentação e é o processo descrito a seguir. Um ingrediente opcional que facilita o trabalho já é o kombuchá preparado, cerca de 300 mililitros, aproximadamente 10% do total que será preparado. Existem alguns supermercados que vendem essa bebida natural

Ingredientes

  • Água mineral: 3 litros;
  • Açúcar refinado: 1 xícara;
  • Chá preto: 5 saquetas;
  • Cogumelo Kombuchá ou Cogumelo Chinês : 1 unidade.

>>Descubra os maravilhosos benefícios da levedura de cerveja para os cabelos

Modo de preparação

1. Para começar, tenha à mão uma panela de aço inoxidável (pode ser de vidro ou cerâmica) e um recipiente de vidro previamente fervido.

2. Lave bem o espaço e os utensílios com vinagre e água quente. Você deve reduzir o risco de contaminação ao máximo. Certifique-se de que suas mãos estão completamente limpas.

>>Co-washing: conheça a solução que valoriza cabelos crespos e cacheados

3. Aqueça a água na panela até ferver.

4. Adicione o açúcar e mexa. Desligue o fogo e acrescente os saquinhos de chá preto. Deixe a infusão descansar por cerca de 15 minutos.

>>Como usar limão e laranja para fortalecer e crescer as unhas

5. Despeje o chá no recipiente de vidro e deixe-o lá até atingir a temperatura ambiente.

6. Adicione o cogumelo e cubra a boca do recipiente com um pano limpo e um elástico. Esta “tampa” permite a ventilação do ar e oferece alguma proteção.

>>Cinco remédios caseiros para ter pés invejáveis

7. o recipiente em local escuro e ventilado por 6 a 10 dias. Após esse tempo, a bebida terá perdido sua doçura e adquirido um cheiro de vinagre. Se for esse o caso, você pode beber agora.

A colônia de fungo que se formou na anterior pode ser armazenada na geladeira para um novo preparo dessa bebida.

Dica final; se você quiser experimentar os benefícios desse cogumelo, pode comprá-lo em uma loja de produtos naturais. Nos estabelecimentos desse ramo, você encontra orientações para o preparo dessa bebida. Se você tiver alguma dúvida, é melhor consultar um médico. Ele poderá examiná-lo e saber se este produto é recomendado para você.

>>Esfoliante caseiro de abacaxi e coco para renovar sua pele