Já ouviu falar do golpe do INSS? Tenha cuidado com a nova modalidade

Já ouviu falar do golpe do INSS? Tenha cuidado com a nova modalidade
Já ouviu falar do golpe do INSS? Tenha cuidado com a nova modalidade | Crédito da imagem: Gazeta do Povo

Já ouviu falar do golpe do INSS? Tenha cuidado com a nova modalidade

“Alô, pode passar seus dados bancários para agendar a perícia?”. Se essa for a mensagem de quem está do outro lado da linha, desconfie: o INSS informa que nunca solicita esse tipo de dado pelo telefone.

>>Saiba quanto cada aposentado pode pegar de empréstimo com novo limite do INSS

A informação é importante porque, o INSS começou a ligar para os beneficiários para remarcar atendimentos adiados por conta da pandemia.

Uma das preocupações ao entrar em contato com as pessoas é evitar que golpistas, se passando pelo INSS, se aproveitem do momento para extrair informações.

>>É possível ter direito ao benefício do INSS mesmo sem contribuir?

O que está acontecendo com o INSS?

Após quase 7 meses sem atendimento presencial, o INSS retomou, em setembro, o agendamento para segurados. Na prática, desde setembro, é possível fazer perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.

No entanto, por conta da grande demanda reprimida, o INSS precisou adotar um novo procedimento. A agência informou que fará reagendamentos automáticos de todos os atendimentos que estavam em atraso e entrará em contato por telefone para remarcar.

>>Aumentou a margem de empréstimo para aposentados e pensionistas do INSS: veja novo valor

Ou seja:

  • Os segurados serão avisados por ligações
  • E quem não receber a ligação? Nesse caso, segundo o INSS, é porque o telefone no cadastro não estava válido.
  • Se você não receber a ligação, basta ligar para o número 135. Esse serviço de reagendamento também vai estar disponível no app Meu INSS.
  • E quem não puder ir na data agendada? Basta também ligar no 135 para remarcar.

>>Décimo quarto (14º) salário para aposentados e pensionistas do INSS não está aprovado

Mas atenção: o INSS não solicita dados bancários ou informações sobre o valor do seu benefício para fazer o agendamento. Se você receber uma ligação desse tipo, a recomendação é desligar imediatamente e entrar em contato com a Central do INSS pelo telefone 135.

>>Abono extra de R$ 2 mil pode tirar aposentados e pensionistas do INSS do sufoco

Esse tipo de golpe, em que criminosos entram em contato por telefone, e-mail ou redes sociais, é conhecido como Phishing. Temas de grande destaque, como a pandemia, costumam ser usados de isca para atrair a atenção e extrair dados das pessoas. Aqui, você vê mais dicas para se proteger.

Fonte: Blog Nubank

Veja mais