INSS oficializa aumento da margem do empréstimo para aposentados e pensionistas

INSS oficializa aumento da margem do empréstimo para aposentados e pensionistas
INSS oficializa aumento da margem do empréstimo para aposentados e pensionistas | © Pixabay

INSS oficializa aumento da margem do empréstimo para aposentados e pensionistas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oficializou, nesta quarta-feira (07/10), o aumento da margem do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas. Desta forma, os beneficiários poderão pegar mais dinheiro nos bancos.

>>Quer ter uma aposentadoria maior do que a atual? Confira o passo a passo

A margem de crédito consignado passou para 40% do valor da aposentadoria ou pensão. De acordo com a Medida Provisória 1.006, publicada no Diário Oficial da União, 5% desta ampliação devem ser destinados para saque ou pagamento da fatura do cartão de crédito.

Para quem não sabe, esses segurados podem tomar até nove empréstimos consignados, desde que não ultrapasse o valor máximo de 40% mensal.

>>Abono extra de R$ 2 mil pode tirar aposentados e pensionistas do INSS do sufoco

O novo limite vale para empréstimos concedidos até o dia 31 de dezembro deste ano, durante a vigência do decreto de emergência pública devido à pandemia da Covid-19. Atualmente, os segurados do INSS podem comprometer com consignados até 30% do valor do benefício e mais 5% com cartão de crédito, totalizando 35%.

>>Décimo quarto (14º) salário para aposentados e pensionistas do INSS não está aprovado

A MP torna lei a decisão do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) que recomendou à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, por meio da Resolução nº 1.341, o envio de proposta legislativa para ampliar a margem de crédito consignado dos atuais 35% para 40%, sendo 35% para o empréstimo consignado e 5% para o cartão de crédito.

Dentre as opções existentes no mercado, o crédito consignado apresenta as menores taxas de juros, tendo em vista a sua baixa probabilidade de inadimplência.

Veja mais