INSS entra em contato com 625 mil aposentados, pensionistas e segurados

INSS entra em contato com 625 mil aposentados, pensionistas e segurados
INSS entra em contato com 625 mil aposentados, pensionistas e segurados | Crédito da Imagem: (Da Agência Brasil/Antonio Cruz/ABr/Aquivo 2013)

INSS entra em contato com 625 mil aposentados, pensionistas e segurados

Muitas vezes, a demora para começar a receber um benefício previdenciário, como aposentadoria ou pensão por morte, pode estar relacionada a uma exigência — ou seja, uma informação ou documentação complementar que precisa ser enviada pelo cidadão para dar andamento ao processo. Atualmente, existem 861 mil requerimentos que já passaram pela análise do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e agora dependem de alguma ação por parte do segurado.

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Em julho, essas pessoas começaram a ser notificadas pela autarquia sobre a necessidade de cumprir as exigências, e até esta segunda-feira (dia 10), cerca de 625 mil já foram contatados pelo INSS por telefone ou mensagem de texto no celular (SMS).

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“Lembramos que as notificações são contínuas, à medida que novos requerimentos são feitos e pendências detectadas durante a análise”, ressaltou a autarquia.

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No entanto, não é preciso esperar o contato do instituto para saber se o processo está parado. A notificação é automática e aparece no visor do smartphone para todos que tenham o aplicativo Meu INSS instalado no aparelho. Além disso, o segurado também pode obter a informação através da central telefônica 135. Em ambos os canais estão descritos quais documentos ou informações ele precisa apresentar.

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Segundo o INSS, o tempo médio de conclusão dos benefícios previdenciários, atualmente, é de 39 dias. Por isso, se o segurado deu entrada em algum pedido há mais tempo, vale à pena conferir se precisa cumprir alguma exiência. Vale lembrar, porém, que por lei o instituto tem até 45 dias para concluir a análise dos benefícios.

Como cumprir a exigência pelo Meu INSS

Os cidadãos são comunicados sobre as exigências por meio do Meu INSS, do e-mail ou por mensagem de SMS.

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Essas pendências podem ser resolvidas pelo Meu INSS (gov.br/meuinss ou pelo aplicativo para celular), que permite ao segurado enviar documentos complementares. Veja como fazer:

  • 1) Acesse o Meu INSS
  • 2) Selecione “Agendamentos / solicitações”
  • 3) Localize o processo em exigência
  • 4) Clique na lupa para detalhar o requerimento
  • 5) Localize a opção “Cumprir exigência”
  • 6) Clique em “Anexar arquivo” (cada arquivo pode ter no máximo 5MB)
  • 7) Clique em “Anexar” e escolha o arquivo a ser enviado. Repita o procedimento para todos os arquivos que desejar enviar
  • 8) Aperte “Confirmar”
  • 9) No campo “Responda aqui”, escreva algum esclarecimento sobre a exigência para auxiliar a análise do INSS
  • 10) Se estiver tudo certo, aperte em “Enviar” e confira se os arquivos estão anexados