INSS dar orientações ao público sobre benefícios, contribuições e mais até quinta-feira

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu início nesta terça-feira (22) e segue até quinta-feira (24), ao atendimento ao público que ocorre das 9h às 15h, na estação Brás da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O estande do INSS ficará próximo ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Crédito da foto: reprodução G1

Os servidores do INSS vão dar informações sobre regras de concessão de aposentadorias, pensões e auxílios e como contribuir para ter direito a esses benefícios. Também vão esclarecer sobre utilização dos canais remotos do INSS (telefone 135, site e aplicativo para celular Meu INSS).

De acordo com as informações da assessoria de comunicação, por esses canais, é possível requerer benefícios como aposentadoria, pensão e salário-maternidade e a pessoa somente é convocada se for necessário apresentar documentação. Pela internet, o trabalhador pode obter o extrato de contribuições (CNIS), com informações sobre suas contribuições como empregado ou contribuinte por conta própria, além de simular o tempo que falta para se aposentar e valor da renda. Outros documentos muito solicitados pela internet são os extratos de crédito consignado e de pagamento do benefício.

Desde 2013, o INSS já esteve nas estações da CPTM Luz, Pinheiros, Barueri, Osasco, Jurubatuba, Santo Amaro, Palmeiras-Barra Funda, Itaim Paulista, Tatuapé, Santo André, entre outras, atendendo em média 800 pessoas em cada uma delas. O INSS participa de diversos eventos com entidades e outros órgãos públicos, para disseminar o conhecimento previdenciário. Essas parcerias fazem parte do Programa de Educação Previdenciária (PEP) do Instituto, que também oferece cursos sobre direitos e deveres previdenciários pelo site.

Com assessoria de comunicação.

Veja mais