Imagens impressionantes de Neowise, o cometa que pode ser visto a olho nu

Imagens impressionantes de Neowise, o cometa que pode ser visto a olho nu
Imagens impressionantes de Neowise, o cometa que pode ser visto a olho nu | Foto: AFP

Imagens impressionantes de Neowise, o cometa que pode ser visto a olho nu.

O cometa Neowise , que pode ser visto a olho nu nos dias de hoje, deixou algumas imagens impressionantes em sua abordagem à Terra. Em 23 de julho, fará a sua aproximação mais próxima, quando ultrapassar uma distância segura de 103 milhões de quilômetros, mas é agora quando é mais claramente vista no céu noturno.

>Melhore a segurança no WhatsApp: Faça isso e outros não descobrirão com quem você escreve

O corpo celeste, que recebeu o nome de telescópio espacial da NASA com o qual foi descoberto, teve o ponto de sua órbita mais próxima do Sol no último dia 3 e sua descoberta, em confinamento total, foi “a surpresa do ano », Como apontou o astrônomo Gilles Bergond.

Neowise como visto de Malta – Reuters

O cometa, capturado pelo Observatório Calar Alto de Almería, pode ser visto “mesmo das cidades”. “Vale a pena acordar cedo, porque é um show de verdade. Ainda pode ser visto, mas com o passar dos dias perderá o brilho “, afirmou.

“Hoje em dia, ele continua muito perto do Sol e é visível pouco antes do nascer do sol, então mal temos cerca de meia hora para observá-lo”, explica o pesquisador. Para uma localização mais rápida, “devemos olhar para a constelação de Auriga, no hemisfério norte, cuja estrela mais brilhante é Capella, ou seja, em direção ao horizonte norte-nordeste”.

>Como limpar o celular corretamente para evitar contágio pela Covid-19

O cometa não voltará por cerca de 7.000 anos; portanto, “devemos aproveitar o momento e o bom clima deste verão para detectar um objeto tão espetacular quanto esse, fato que não ocorre em nossas latitudes desde 1997, com o cometa. Hale-Bopp ”, lembra Bergond. Neowise se move um pouco mais em direção ao azimute norte todos os dias e será visível no crepúsculo da noite, “já na famosa constelação da Ursa Maior, no final de julho”.

Neowise sobre a cidade de Washington neste domingo antes do amanhecer – Bill INGALLS / NASA / AFP