Gratinado de salmão assado: receita cheia de sabor e fácil de preparar

Gratinado de salmão assado: receita cheia de sabor e fácil de preparar
Gratinado de salmão assado: receita cheia de sabor e fácil de preparar

Gratinado de salmão assado: receita cheia de sabor e fácil de preparar. O salmão é um peixe rico em ômega 3 que podemos encontrar ao longo do ano nas peixarias, graças à sua criação em fazendas de aquicultura. Uma boa forma de provar é esta receita prática de gratinado de salmão assado, fácil e muito rápido de preparar.

Para cozinhar cerca de quatro porções deste prato de salmão assado, precisamos de maionese, cerca de quatro pedaços de salmão, alguns ovos, endro, azeite de oliva extra virgem e pimenta salgada.

>>Torta de limão e leite condensado: uma receita muito fácil de preparar

Começamos preparando o peixe, lavando, limpando e adicionando sal e pimenta. Unte o fundo de uma assadeira com azeite e coloque os pedaços de salmão por cima. Se forem filés e tiverem pele, colocamos a pele em contato com a bandeja.

Pintamos a superfície com um pouco de óleo e colocamos a bandeja no forno pré-aquecido a cerca de 200 graus. Teremos de esperar até que os pedaços de salmão tenham cozinhado um pouco.

>>Receita fácil de suflê de queijo parmesão sem glúten com tomate assado

Depende das características do forno e da espessura dos pedaços de salmão, mas aproximadamente entre 5 e 7 minutos. O salmão não pode ser totalmente cozido nesta etapa porque receberá mais minutos de calor depois.

Enquanto o peixe assa, podemos aproveitar para preparar a maionese e o molho de endro. Podemos usar maionese comprada no supermercado ou fazer nós mesmos. Para isso vamos usar um ovo, azeite, vinagre e sal.

Temos que colocar o ovo no copo do liquidificador, adicionar o sal e o vinagre e começar a bater. Aos poucos vamos incorporando o óleo, até que os ingredientes se emulsifiquem, colocando o acessório do batedor preso ao fundo do copo. Depois de emulsionar, movemos o misturador de cima para baixo com muito cuidado.

>>Pudim de pêssego: receita super fácil de uma sobremesa muito gostosa

Lembre-se de que a maionese é um produto muito sensível a infecções bacterianas. Portanto, o melhor é prepará-lo e usá-lo na hora, sem reservar o excesso de maionese para os outros preparos. As condições higiênicas e a temperatura de armazenamento também são essenciais.

Misture e bata a gema, a maionese e um pouco de endro picado. Retiramos o tabuleiro do forno, espalhamos bem a superfície dos filés com estes ingredientes e voltamos ao forno. Desta vez, vamos grelhar apenas alguns minutos até vermos que a superfície adquire uma apetitosa cor dourada.

Podemos acompanhar o nosso salmão gratinado assado com alguns legumes salteados, algumas batatas ou alguns espargos assados.

>>Veja como fazer sanduíches molhados com muito recheio e muito sabor

Veja mais