Grande asteróide já tem data para colidir com a Terra; entenda!

Grande asteróide já tem data para colidir com a Terra; entenda!
Grande asteróide já tem data para colidir com a Terra; entenda!

Grande asteróide já tem data para colidir com a Terra; entenda!

Cientistas e pesquisadores da Universidade do Havaí estão observando cuidadosamente a trajetória alternativa do “Apophis”, um grande asteróide que, segundo seus estudos, atingiria nosso planeta em apenas 48 anos. Eles estimam que em 2068 o impacto será impossível de parar.

>>Eu comi kiwi com o estômago vazio por duas semanas e isso aconteceu comigo

Com base em estimativas feitas por especialistas, em meados de abril de 2029, o asteróide estará tão perto da Terra que poderá ser visto a olho nu. Mas alguns detalhes na aceleração de sua trajetória indicam que ele pode colidir com a Terra.

>>Golpe com mensagem do WhatsApp: eles oferecem cartões com dinheiro

“As novas observações que obtivemos com o telescópio Subaru no início deste ano foram boas o suficiente para revelar a aceleração asteróide Apophis e mostrar que ele está se afastando de uma órbita puramente gravitacional em cerca de 170 metros por ano, o que é o suficiente para manter o cenário de impacto de 2068 em jogo”, explica Dave Tholen, diretor de estudo.

Essas especulações dos pesquisadores do Havaí também foram analisadas pelos astrônomos da NASA. Marina Brozović, uma cientista de radar do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, disse: “A aproximação da Apophis em 2029 será uma oportunidade incrível para a ciência”, disse ela.

>>Descubra por que você deve beber chá de salsa todos os dias

“Vamos observar o asteróide com telescópios ópticos e de radar. Com as observações do radar, pudemos ver detalhes da superfície com apenas alguns metros de tamanho “, acrescentou.

“Apophis” mede 340 metros de diâmetro, um pouco maior que a Torre Eiffel. No caso de confirmar a previsão do choque do Apophis, a NASA está implementando seu plano de ação.

>>Com 3 ingredientes de casa você pode deixa sua máquina de lavar roupa como nova

“Uma das técnicas sugeridas para desviar um asteróide inclui armas de fusão nuclear que são disparadas sobre a superfície para alterar ligeiramente a velocidade do asteróide sem quebrá-lo.” O especialista explicou: “Os nêutrons de alta velocidade da explosão irradiariam uma camada de material na superfície do asteróide em face da explosão. O material dessa camada superficial se expandiria e voaria, produzindo um recuo no próprio asteróide ”.

Veja mais