Golpe do cartão clonado: saiba o que fazer para não ser alvo

Golpe do cartão clonado: saiba o que fazer para não ser alvo
Golpe do cartão clonado: saiba o que fazer para não ser alvo

Golpe do cartão clonado: saiba o que fazer para não ser alvo

Teve a infeliz notícia que clonaram seu cartão e quer saber mais sobre o assunto? Ou seu tio contou a história de quanto dinheiro perdeu com cartão clonado e quer saber como evitar este problema? Com este texto, você vai saber mais. Mas, para começar a conversa, é preciso entender como é feita a clonagem.

>>Como liberar espaço de armazenamento para WhatsApp

O que é clonagem de cartão?

É quando todos os dados presentes no seu cartão são transferidos para outro cartão, facilitando a compra feita por terceiros, que usam também seu nome e demais informações bancárias.

Mesmo que a maioria dos cartões brasileiros tenham chip, o que reduz bastante o número de fraudes por dificultar a cópia dos dados, os criminosos deixam de insistir na clonagem física através de leitores alterados implantados em caixa eletrônicos e máquinas de pagamento, para atracar online em sites ou aplicativos.

>>WhatsApp: porque você precisa deletar o cache do aplicativo

Onde posso ser clonado?

É triste saber que isso pode acontecer mais fácil, rápido e de formas mais inocentes do que a gente imagina. Você pode ser clonado em qualquer lugar, veja exemplos:

  • Se seu cartão não possui chip, é ainda mais fácil de cloná-lo, você pode ser clonado em caixas eletrônicos de bancos ou 24horas. Basta um leitor adulterado e copiar a trilha magnética que existe atrás do cartão.
  • Cartões com chip são mais difíceis de clonar em locais físicos. Mas existem casos de quadrilhas que instalaram um sistema em máquinas de pagamento. Com isso, era possível ler as informações do chip e copiar os dados.
  • É possível ter seu cartão clonado em site de compras, ou aplicativos com cobranças internas. Os fraudadores não precisam mais ter o cartão físico para aplicar o golpe. Basta ter seu nome, data de validade e código de segurança.

>>WhatsApp e os cinco métodos para descobrir se alguém bloqueou você

Fui clonado e agora?

Se ao olhar o extrato da sua conta ou fatura do seu cartão, percebeu que teve cobranças de gastos que você não identifica. Saiba o que você precisa fazer:

  1. Primeiro passo é pedir bloqueio ou cancelamento imediato do cartão;
  2. Analisar e saber cada cobrança que você não reconhece;
  3. Faça um B.O. (boletim de ocorrência), pois se chegar qualquer protesto em seu nome, você tenha mais comprovantes de não era você usando o cartão;
  4. Faça um alerta de documentos roubados, furtados ou perdidos.

>>As videochamadas do WhatsApp podem ser transmitidas na TV – passo a passo

Como me proteger?

Como a principal forma de clonar cartões hoje é através de compras online, a dica é: Use um cartão virtual para fazer as compras e evitar que sites usem seus dados.

Fonte: Blog Serasa