Frutas e vegetais que você deve comer com casca

Frutas e vegetais que você deve comer com casca
Frutas e vegetais que você deve comer com casca – Foto: Pixabay

Frutas e vegetais que você deve comer com casca.

Áspero e duro, às vezes com vestígios de sujeira, com manchas. A casca de algumas frutas e vegetais pode não ser particularmente palatável à vista. Talvez também não ao toque.

É por isso que às vezes a descartamos sem maiores considerações. No entanto, muitas das cascas não são apenas comestíveis, mas também podem ser benéficas para a saúde.

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1. Pepino

O pepino, que contém grande quantidade de água, potássio e vitaminas do grupo B. É um dos que mais apresenta diferenças entre a casca e o interior. Isso porque, de acordo com a Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), “pequenas quantidades de beta-caroteno (uma substância que se transforma em vitamina A) se encontram na casca, mas uma vez que é retirado, o conteúdo é reduzido quase a zero”.

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2. Tubérculos

Geralmente, os tubérculos como a batata, a batata doce ou a mandioca são ricos em fibras e vitaminas. E a maioria deles está na superfície. No caso da batata, a casca também fornece vitamina C adicional. Claro, você deve ter cuidado ao comer as partes verdes. Essas áreas podem conter solanina, que deve ser removida para evitar envenenamento por substâncias tóxicas.

3. Laranja e limão

Também rica em vitamina C, tanto a casca de frutas cítricas quanto a parte branca que forma a camada intermediária são fontes de nutrientes.

Mas comer a casca de uma laranja ou limão pode ser um pouco desagradável. Por isso, ralar a casca destas frutas cítricas e adicioná-las à bebida ou como ingrediente de panificação é uma opção para aproveitar suas qualidades sem abrir mão de uma experiência de bom gosto.

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4. Berinjela

Algumas cascas têm quase a mesma composição da polpa dos alimentos (como maçã, cenoura ou tomate), mas outras possuem mais nutrientes. A berinjela pertence à segunda categoria.

5. Manga

A casca de manga é uma das mais rapidamente descartadas por apresentar textura dura. No entanto, é aqui que vários compostos bioativos, como carotenoides e polifenóis, como a mangiferina, que é um rico antioxidante, são armazenados.

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Embora possa ser desagradável consumir essa parte, é um costume em alguns países. Em outros, a casca da manga começa a ser usada em infusão.

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