Focaccia: um pão simples, feito com poucos ingredientes

Focaccia: um pão simples, feito com poucos ingredientes
Focaccia: um pão simples, feito com poucos ingredientes

Focaccia: um pão simples, feito com poucos ingredientes

A Focaccia é uma das refeições típicas italianas. Surgiu da necessidade de alimentar os trabalhadores. Tinha que ser um almoço simples que pudesse ser preparado rapidamente para uma refeição. É um pão simples, feito com poucos ingredientes e fácil de cozinhar na grelha ou no forno, cujo sabor característico é dado pelo azeite e especiarias adicionados antes do cozimento.

É uma receita cujo o ingrediente principal é o azeite. A massa deve ter uma textura macia mas com um sabor muito intenso. Atualmente a utilização da Focaccia é no preparo de sanduíches, e como acompanhamento de pratos de massas e guisados ​​de comida típica italiana.

Ingredientes:

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de sal
  • 50 g de fermento
  • 100 ml de azeite
  • 400 ml de água quente
  • Alecrim fresco ou 150 g de azeitonas pretas
  • marinho ou sal grosso 2 colheres de sopa
  • Óleo de azeitona para o molde, quantidade necessária

Preparação:

1- A primeira coisa que faremos é colocar a farinha com o sal em uma tigela. Prepare o fermento à parte com 1 colher de sopa de farinha e 50ml de água morna, misture bem e reserve alguns minutos.

2- Em seguida, faça um furo no centro da farinha, coloque o fermento e continue amassando e adicionando o resto da água com o azeite. Integre tudo, amasse alguns minutos e deixe crescer até dobrar de volume.

3- Tire as azeitonas e corte-as ao meio. Depois de levedada a massa, coloque numa assadeira retangular previamente untada com azeite de oliva, estique com as mãos até cobrir toda a forma. Deixe crescer por cerca de 30 minutos.

4- Faça alguns furos com os dedos, coloque as azeitonas, um toque de sal marinho ou sal grosso por cima. Polvilhe levemente com um fio de azeite e em seguida, leve ao forno bem forte por cerca de 30 minutos.

5- Por fim, controle a massa no forno até dourar por cima. Espere esfriar e pode servir.

Veja mais