Facebook permite que qualquer pessoa crie filtros para o Instagram

Facebook permite que qualquer pessoa crie filtros para o Instagram
Facebook permite que qualquer pessoa crie filtros para o Instagram

Facebook permite que qualquer pessoa crie filtros para o Instagram.

Usando a ferramenta do Facebook para criar efeitos em realidade aumentada, aqui mostramos como fazer seus próprios filtros 3D de rosto.

>Facebook gravará tudo o que você fizer em seu mundo virtual Horizon

O Facebook anunciou o lançamento oficial da versão pública de sua plataforma para criar efeitos em realidade aumentada: Spark AR. Agora, todos os usuários podem criar e publicar seus próprios filtros de rosto personalizados no Instagram.

Anteriormente, a ferramenta era limitada apenas a criadores aprovados pela empresa, mas graças à nova atualização agora “qualquer pessoa pode projetar, construir e compartilhar uma experiência de Realidade Aumentada”.

>WhatsApp: conheça ‘modo anônimo’ para ninguém ver que você está online

Por meio de uma postagem no blog, o Facebook revelou que mais de 1 bilhão de pessoas usaram os efeitos de realidade aumentada criados no Spark AR no Facebook, Instagram, Messenger e Portal.

Para isso, uma nova seção chamada “Galeria de efeitos” está sendo habilitada no Instagram, onde os criadores podem mostrar seus designs. Além disso, a opção “Browse Effects” será adicionada à parte inferior da bandeja de efeitos da câmera, para descobrir e testar novos filtros AR.

>Truque do Facebook: como fazer para que nenhum estranho encontre seu perfil

Facebook: Como criar filtros no Spark AR

O primeiro passo é instalar o Spark AR Studio, disponível para Windows e Mac. Como complemento, pode descarregar Spark AR Player para Android e iOS, uma aplicação que lhe permitirá visualizar os efeitos no seu smartphone.

A mesma plataforma oferece tutoriais e guias para simplificar o processo. Além disso, você pode se inspirar em um dos oito exemplos que ele traz. Depois de criar o filtro, você pode clicar nos botões “Enviar para dispositivo” ou “Enviar para aplicativo” para testá-lo.

>Facebook e Instagram começam a fusão de chats: veja aqui o que muda

Ao obter o efeito desejado, clique em “Exportar” e seu arquivo será salvo como AREXPORT. Eles podem ser carregados para o Spark AR HUB para que qualquer pessoa no mundo possa acessar o filtro. Utilizando a plataforma Spark AR Studio, você poderá desenvolver um filtro facial 3D com o tema Catrina.

Veja mais