Facebook Campus: conheça o espaço exclusivo para estudantes universitários

Facebook Campus: conheça o espaço exclusivo para estudantes universitários
Facebook Campus: conheça o espaço exclusivo para estudantes universitários

Facebook Campus: conheça o espaço exclusivo para estudantes universitários.

O Facebook, que foi criado em fevereiro de 2004 por Mark Zuckerberg em um quarto de sua residência estudantil na Universidade de Harvard (Estados Unidos) com a intenção de criar um diretório online que conectasse alunos do centro universitário e outros universidades, parece retornar agora, 16 anos depois, às suas origens.

Com o Facebook Campus, a empresa retorna às suas raízes oferecendo um espaço apenas para estudantes universitários.

>Facebook vai pagar para os usuários se desconectarem antes das eleições dos EUA

Não é que a empresa vá reverter sua evolução e desfazer o empório que se tornou. O que acontece é que o novo lançamento do Facebook lembra muito aquele Facebook que se pensava agora há mais de três décadas.

O Facebook acaba de confirmar o lançamento do Facebook Campus, um espaço exclusivo, exclusivo para estudantes universitários, que visa conectar os alunos com seus colegas, com os quais possam compartilhar interesses. A ideia é ser uma forma de encontrar colegas e iniciar conversas em um ambiente onde predomina o ensino a distância.

>Fusão: como será a nova integração de stories do Instagram no Facebook

A empresa destaca que, em tempos de isolamento e quarentena, o Facebook Campus se constitui como uma forma de manter unidas as comunidades universitárias. Com o Facebook College, os usuários poderão fazer novos amigos, encontrar outras pessoas com interesses semelhantes… mesmo que estejam fisicamente longe de seu centro educacional.

Facebook Campus é uma seção específica que será exibida no aplicativo do Facebook. Os usuários terão um perfil “Campus” diferente do perfil que usam no Facebook. Para criar um perfil no Campus, o estudante universitário só precisa apontar para o e-mail da universidade (como no início da história do Facebook para se cadastrar!) E indicar o ano de graduação.

>Facebook: como colocar um vídeo em vez de uma foto em seu perfil

Facebook Campus

Em seus perfis, se desejarem, podem incluir outras informações como disciplinas, professores, cidade de origem… Ao criar seu perfil, eles poderão acessar Grupos e Eventos exclusivos para seu centro de estudos, conectar-se com colegas de classe…

Compartilhar conteúdo, um conteúdo que somente outras pessoas conectadas ao «Campus» verão. Nesse sentido, os usuários têm acesso a um feed de publicação que mostra apenas o conteúdo publicado por outros participantes do Campus.

>Facebook Messenger atualiza e limita o encaminhamento de mensagens

Um diretório de alunos no Facebook, como em suas origens

Uma das principais novidades do Campus é a inclusão de um diretório no qual qualquer pessoa pode ver a lista de seus colegas. Essa foi uma das ideias originais do Facebook em 2004, quando era apenas uma rede social para estudantes, e permitia buscar os colegas por assunto, carreira, ano de estudo e muito mais.

Não é a única funcionalidade que lembra o Facebook inicial. O Campus também terá salas de bate-papo virtuais. Assim, salas de bate-papo específicas podem ser criadas para, por exemplo, uma faculdade ou grupo de esportes de estudantes.

>Facebook: como saber se alguém além de você esta tendo acesso a sua conta

O Facebook Campus já começa a ser disponibilizado para usuários do aplicativo de rede social, mas apenas nos Estados Unidos e para cerca de trinta universidades e centros educacionais.

O Facebook vai expandir o uso do Campus para mais centros nas próximas semanas, embora por enquanto nos Estados Unidos. Não há notícias de um possível lançamento fora do país, mas é possível que nos próximos meses o Facebook Campus esteja disponível em outros mercados.

>Facebook gravará tudo o que você fizer em seu mundo virtual Horizon

Veja mais