Espinhas nas costas: Saiba por que elas aparecem e como removê-las

Espinhas nas costas: Saiba por que elas aparecem e como removê-las
Espinhas nas costas: Saiba por que elas aparecem e como removê-las

Espinhas nas costas: Saiba por que elas aparecem e como removê-las.

As espinhas nas costas podem surgir por diferentes causas e, portanto, seu tratamento pode variar. A pele fica mais espessa, o que torna os poros mais facilmente obstruídos devido ao excesso de sebo ou ao acúmulo de células mortas. Às vezes, esse distúrbio dermatológico não ocorre apenas nessa área, mas também nos ombros e braços.

Essa condição é conhecida como acne e pode ocorrer de várias maneiras. Foi descoberto que existe uma bactéria que tem uma influência direta: Propionibacterium acnes, um microrganismo que se encontra na microbiota normal da pele.

>>Nunca mais terá acne se usar esses 3 ingredientes caseiros eficazes

Não tem o mesmo comportamento em todos os tipos de pele e, além disso, existem diferentes cepas que tornam esse micróbio mais ou menos agressivo.

Porém, a origem do aparecimento de espinhas no dorso é multifatorial, pois além do papel do P. acnes, é o resultado de vários fatores internos e externos:

>>Sabonete de banana para limpar o rosto, remover manchas e acne

  • Produção excessiva de sebo: esta área apresenta glândulas sebáceas mais ativas, com as quais há maior tendência ao aparecimento de espinhas.
  • Hiperqueratinização da epiderme e acúmulo de células mortas.
  • Fatores hormonais.
  • Predisposição genética.
  • Exposição contínua ao estresse
  • Má alimentação. Alimentos ricos em gorduras trans ou açúcares desequilibram os níveis de glicose no sangue e se acumulam na forma de gorduras.
  • Abuso de suplementos alimentares que geralmente contêm testosterona, o que pode levar ao desequilíbrio hormonal.
  • Higiene incorreta da área e uso de produtos inadequados.
  • O consumo de drogas como corticoides, antiepilépticos ou alguns antipsicóticos são indutores de acne.
  • Umidade e suor excessivo. O dorso é uma área que fica coberta durante a maior parte do dia, isso aliado ao suor e o uso de roupas muito justas favorece o entupimento dos poros.

>>Máscara facial de banana caseira e natural para combater a acne

Recomendações para combater espinhas

1. Mantenha a higiene adequada

A higiene desempenha um papel fundamental. Na hora do banho esta zona não deve ser esquecida. Você pode usar escovas de cerdas macias para limpeza. Use os produtos cosméticos certos para o seu tipo de pele, sabonetes com pH neutro e esfoliantes.

2. Evitar roupas apertadas

Use roupas largas para que sua pele respire. Roupas muito justas, e que mantêm as costas úmidas por muito tempo, favorecem o entupimento dos poros. Após o exercício, troque de camisa e tome um banho o mais rápido possível.

>>O que fazer para que as espinhas não deixem manchas no rosto?

3. Alimente-se e hidrate-se bem

Prepare uma dieta adequada para evitar o abuso de açúcares, gorduras saturadas e gorduras trans, pois podem agravar a presença de borbulhas.

4. Tenha cuidado com a exposição ao sol

Não devemos expor as costas à radiação solar excessiva, pois pode agravar a acne, além de causar manchas e cicatrizes. A exposição ao sol deve ser moderada, usando sempre um bom filtro solar.

>>Sabonete de canela caseiro que hidrata e remove as espinhas da pele

5. Não toque nelas

Não os aperte ou arranhe, você pode infectar a área e causar mais inflamação.

6. Procure ajuda profissional

Às vezes, essas medidas não são suficientes. Se o problema não for eliminado seguindo as rotinas recomendadas, é conveniente que um médico especializado ou dermatologista trate seu problema para evitar que progrida. O uso de formulações dermatológicas adequadas ao seu tipo de pele é fundamental.

>>Diga adeus à acne e tenha um rosto limpo e liso com máscara de chuchu