Em casa: veja as melhores dicas para remover a cutícula sem se machucar

Em casa: veja as melhores dicas para remover a cutícula sem se machucar
Em casa: veja as melhores dicas para remover a cutícula sem se machucar

Em casa: veja as melhores dicas para remover a cutícula sem se machucar. Remover a cutícula é uma das etapas essenciais da manicure e da pedicure, pois deixa o resultado com um acabamento mais bonito.

No entanto, se você fizer isso da maneira errada, pode acabar com algum tipo de infecção no dedo. A cutícula serve para proteger as unhas, por isso, ao ser removida, deixa espaço para a entrada de fungos e bactérias no corpo. Se você realmente deseja puxar a cutícula da unha, veja como fazer isso com segurança para sua saúde.

>>Cuidado com as Unhas: veja dicas para tratar cutícula inflamada

Suavizar cutículas

Depois de remover o esmalte das unhas, corte e lixe-as. Para facilitar a remoção, é melhor deixá-los amolecer. Para fazer isso, mergulhe as unhas em um recipiente com um pouco de água quente.

Aplique uma camada fina de um hidratante comum nas cutículas e, em seguida, mergulhe por cerca de 5 minutos. Você verá que suas unhas amolecerão e será muito mais fácil removê-las.

Use um alicate afiado e esterilizado

Na hora de retirar as cutículas, mesmo que já estejam amolecidas, você também deve ter muito cuidado. Você deve usar um alicate que só você usa. Se possível, limpe o alicate com álcool 92% para esterilizá-lo e certifique-se de não pegar nenhuma doença, mesmo que seja só no uso.

O alicate deve ser afiado para evitar rasgar a pele ao tentar cortar. Ao mesmo tempo, como se trata de um alicate afiado, você também precisa ter cuidado para segurar sua mão com firmeza.

>>Faça seu próprio removedor caseiro de cutícula sem usar alicate

Respeite a linha da cutícula

Ao olhar para as cutículas, você deve entender que elas possuem uma linha que delimita seu final e o início da pele do dedo. Depois, basta retirar as cutículas sem deixar o alicate cortar a pele do dedo.

Para isso, depois de amolecer as cutículas na água, empurre-as suavemente para trás apenas para facilitar a remoção e evitar que a pele do dedo grude. Você vê cortando um pedaço de cada vez, através da unha. Quando terminar, fixe a cutícula do próximo dedo e não toque nas que você já fez.

Proteger as cutículas

Depois de retirar as cutículas e lixar as unhas, é mais comum aplicar a base e o esmalte em sequência. No entanto, se você quiser garantir um melhor resultado, você pode aplicar uma fina camada de um creme cura nas cutículas, como Bepantol, por exemplo.

Essa dica é ainda mais útil se você remover acidentalmente um pedaço de pele, pois ajudará a parar o sangue e a cicatrizar mais rapidamente. Se preferir, você pode comprar um pó adequado para isso, chamado hemostático. Só depois de algumas horas aplique a base e o esmalte.

>>Como fazer um hidratante caseiro para suas cutículas

Veja mais