Donuts de batata doce: uma versão saudável e deliciosa de um clássico

Donuts de batata doce: uma versão saudável e deliciosa de um clássico
Donuts de batata doce: uma versão saudável e deliciosa de um clássico

Donuts de batata doce: uma versão saudável e deliciosa de um clássico

Os donuts de batata doce são uma das opções mais ricas e baratas de cozinhar. A batata-doce é um dos vegetais sazonais, por isso é uma boa alternativa para comer doces e salgados. Desta vez, colocamos um pouco de farinha para fazer um lanche da tarde.

Essa é uma receita fácil de fazer, com ingredientes simples e não vai tomar muito do seu tempo. Em poucos passos simples você terá um lanche delicioso  para servir para sua família.

>É assim que se prepara uma mousse de maçã e morango super cremoso

Ingredientes:

  • 1 batata doce
  • 15 g de manteiga
  • 60 ml de leite morno
  • 4 g de fermento fresco
  • 50 g de açúcar
  • 50 g de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de açúcar baunilha
  • 250 g de farinha
  • 1 ovo
  • 1 gema de ovo

>Como fazer um rocambole de abobrinha e camarão

Como preparar os donuts:

1- É muito fácil de fazer. A batata doce pode ser cozinhada no micro-ondas, sendo uma alternativa muito mais fácil sem fazer bagunça na cozinha. Para cozinhar mais rápido, picamos os legumes com um garfo. Alguns cortes ajudarão a ser feito por dentro. Na potência máxima, em 8 minutos estará perfeitamente cozido. Deixamos esfriar, descascamos e cortamos.

>Esta massa integral é perfeita para fazer pizzas 100% caseiras!

2- Numa tigela, amassamos a batata-doce com um garfo para servir de base a alguns donuts maravilhosos. Agora, adicionamos o leite. Depois, dissolvemos o fermento para que se integre melhor. Adicione o açúcar e mexa até dissolver bem.

>Aprenda a fazer a receita de Pão frito com poucos ingredientes

3- Com esta base pronta e o açúcar bem dissolvido, acrescentamos a baunilha, nós misturamos até que tudo fique homogêneo. Em seguida, juntamos a manteiga e o ovo inteiro junto com a gema. Aos poucos, vamos incorporando a farinha peneirada para não ter grumos.

>Pão de ló “algodão”: super macio, sem gordura e sem fermento

4- Com a massa pronta, começamos a dar forma aos donuts. Podemos usar um molde de rosca ou modelá-lo com um vidro e um orifício no centro.

5- Num prato previamente untado, levamos a massa ao forno a 180º por cerca de 15 minutos até ficarem assadas Depois de prontos, você pode adicionar uma cobertura de queijo, revesti-los com açúcar ou dar um toque de chocolate.

>Como fazer deliciosos rolinhos de canela para um lanche barato e saudável

Veja mais