Dicas para cuidar da saúde das unhas: veja crescer fortes e saudáveis

Dicas para cuidar da saúde das unhas: veja crescer fortes e saudáveis
Dicas para cuidar da saúde das unhas: veja crescer fortes e saudáveis – Foto: Pexels

Dicas para cuidar da saúde das unhas: veja crescer fortes e saudáveis. As unhas podem ser uma ferramenta útil para confirmar o diagnóstico de uma doença, especialmente se for uma deficiência nutricional. Por exemplo, a presença de manchas brancas nas unhas (microrragias) pode ser um sinal de deficiência de zinco, ferro e vitaminas A e B6.

De algo tão anedótico como uma ingestão nutricional pobre a doenças cardíacas congênitas (como baquetear ou baquear), as unhas podem falar amplamente de nossa saúde geral e limpeza quando se trata de higienizar nossas mãos e Corpo.

Por isso, as unhas são o espelho da rotina e dos cuidados pessoais. Aqui mostramos 8 dicas para cuidar da saúde das unhas, pois além de manter sua estética intacta, você evitará a proliferação de infecções na região.

>>Aprenda a fortalecer e crescer suas unhas em casa com iodo branco

Quais são os melhores cuidados com as unhas?

Por todos os motivos anteriormente descritos, podemos afirmar que o estado das unhas é um indicativo de saúde, bem-estar, identidade e asseio pessoal. A seguir, apresentamos as 8 dicas mais importantes para cuidar da saúde das unhas.

Mantenha as unhas secas e limpas

Sem dúvida, este é o conselho mais importante que encontrará na lista. A onicomicose é uma doença de apresentação bastante comum, causada principalmente por fungos dermatofíticos (que se alimentam de queratina). As altas temperaturas e a umidade são um criadouro perfeito para esses patógenos e, portanto, é muito comum contraí-los no verão em ambientes como piscinas e spas.

>>Receita caseira para estimular o crescimento das unhas

Use hidratante

Como já dissemos nas linhas anteriores, as unhas transpiram na mesma proporção de água que as palmas das mãos. Se você tem as mãos secas, suas unhas ficarão secas, mesmo que você não perceba. Os cremes para as unhas são compostos de substâncias curativas e hidratantes, como alantoína, extratos de aloe vera, ácido hialurônico e pantenol, e muitos outros agentes protetores.

Aplique revitalizantes e endurecedores de unhas

Todos nós ficamos incomodados com manchas brancas que aparecem nas unhas, certo? Você ficará surpreso em saber que não são manchas em si, mas microrragias devido a lesões que, com certeza, você nem sabia. Quando uma unha está fraca, é mais provável que sofra microlesões, embora o estímulo mecânico não seja relevante.

Para evitar esse sinal incômodo, existem cremes e óleos revitalizantes e endurecedores de unhas. Os endurecedores de unhas típicos consistem em sais adstringentes solúveis em água (alumínio e zinco, entre outros). O tratamento é simples: coloque as unhas em uma tigela de água morna com os sais dissolvidos (1-5%) por cerca de 5-10 minutos. Isso vai favorecer o endurecimento do corpo ou da lâmina ungueal, o que normalmente chamamos de “prego”.

>>Receita caseira com 3 ingredientes para obter unhas bonitas e fortes

Não roa as unhas

Onicofagia é definida como o hábito de roer as unhas. Como consequência, pequenas películas soltas se formam sobre eles, acompanhadas de vermelhidão e inflamação. Até 45% dos adolescentes em todo o mundo praticam esse hábito, pois está totalmente ligado ao estresse, ansiedade, insegurança e medo de um futuro incerto.

Parar a onicofagia é essencial para cuidar da saúde das unhas. Ao mordê-los, você está causando danos ao tecido e ao mesmo tempo umedecendo-o: isso se torna uma porta de entrada ideal para bactérias e fungos. Além disso, você pode colocar muitos patógenos na boca com esse ato simples.

Trate suas cutículas

As cutículas se formam na base da unha, onde a pele se torna cornificada conforme as células mortas se acumulam. Existem certas preparações líquidas (e emulsões ou cremes com hidróxidos alcalinos) que eliminam a pele seca que pode se acumular nas cutículas. Além disso, existem outras soluções que permitem obter a consistência desejada.

Manter a cutícula da unha em bom estado é fundamental, pois a protege de possíveis infecções externas. Pergunte em sua farmácia de confiança ou parafarmácia, pois lá eles te darão soluções para hidratar, tonificar e tirar o excesso de pele morta da cutícula, sem ter que recorrer a métodos caseiros (que certamente darão errado).

>>5 receitas naturais para prevenir e eliminar a onicomicose nas unhas

Veja mais