Dicas essenciais para prevenir o aparecimento de cabelos grisalhos

Dicas essenciais para prevenir o aparecimento de cabelos grisalhos
Dicas essenciais para prevenir o aparecimento de cabelos grisalhos

Dicas essenciais para prevenir o aparecimento de cabelos grisalhos.

Ter cabelos grisalhos e se cobrir com cabelos brancos é uma etapa natural na vida de uma pessoa. São o resultado do envelhecimento e, infelizmente, não podem ser evitados. Mas o que pode ser feito é prevenir o envelhecimento prematuro, para que de alguma forma possamos evitar que os cabelos brancos apareçam antes do tempo. Para isso, nada como aplicar as dicas que agora listamos.

Dicas para prevenir o aparecimento de cabelos grisalhos

O envelhecimento não pode ser interrompido. É um processo biológico e ano após ano você notará que sua pele e seu cabelo mudam. No entanto, existem maneiras de camuflar e cobrir os cabelos grisalhos e brancos, mas o envelhecimento pode ser evitado?

Basicamente, o cabelo grisalho é natural e geralmente aparece de repente com uma quantidade mínima ou de repente você percebe que praticamente todo o seu cabelo está coberto de branco. A pigmentação em relação ao envelhecimento do cabelo é algo que está fora do seu controle. É em grande parte devido à genética e ao envelhecimento em geral e, infelizmente, não existem tratamentos para restaurar esses cinzas ao seu vigor natural.

Especificamente, o cabelo grisalho ocorre porque as células que produzem pigmentos (chamados melanócitos) começam a se deteriorar. Os melanócitos são as células que produzem o pigmento localizado próximo ao bulbo capilar e suas células-tronco. Conforme o seu cabelo envelhece, esses melanócitos não funcionam tão bem ou começam a migrar do bulbo capilar, fazendo com que o envelhecimento apareça progressiva e repentinamente.

O que fazer?

Não há realmente nada que possamos fazer, além de tingir o cabelo para evitar que os cabelos grisalhos apareçam, mas podemos retardar um pouco o envelhecimento desses melanócitos.

Nesse sentido, deve-se prevenir qualquer deficiência de vitamina D, biotina e vitamina B12 que estejam associadas ao envelhecimento precoce. Nesse sentido, o ideal será obter os níveis adequados de cada um, principalmente de biotina, que está diretamente envolvida na produção de queratina em seus cabelos.

Outra questão a considerar é o estresse oxidativo, que também costuma ser um tanto confuso. Foi demonstrado que induz a migração de melanócitos para fora do bulbo capilar. Nesse sentido, o que você deve tentar fazer é limitar sua exposição aos danos dos radicais livres, como fumaça e radiação ultravioleta, e também introduzir a ingestão de antioxidantes em sua dieta ( pense na vitamina C e na vitamina E ) para ajudar a controlar o estresse oxidativo e tomar o seguinte:

COBRE

A deficiência de cobre é outra causa que contribui para o aparecimento de cabelos grisalhos. Na verdade, esse mineral ajuda seu corpo a produzir a melanina necessária para colorir o cabelo.

SELÊNIO

O selênio é um mineral que atua na produção de alguns hormônios importantes para a saúde dos cabelos. Por isso, o selênio é muito utilizado no tratamento dos cabelos grisalhos, além de ter papel fundamental no combate aos radicais livres e ao envelhecimento.

VITAMINA B

As vitaminas são essenciais para a saúde geral do corpo, mas as vitaminas B são particularmente importantes para o cabelo. O B3, também conhecido como niacina, promove o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo. B5, também chamado de ácido pantotênico ou vitamina W, combate a queda de cabelo e o crescimento de cabelos grisalhos. O B6, conhecido como piridoxina, favorece a produção de melanina, essencial para impedir a entrada do cinza.

Veja mais