Descubra quais ingredientes podem substituir o fermento na cozinha?

Descubra quais ingredientes podem substituir o fermento na cozinha?
Descubra quais ingredientes podem substituir o fermento na cozinha?

Descubra quais ingredientes podem substituir o fermento na cozinha?

Esses dias de isolamento social despertaram aquele lado culinário que carregamos dentro de nós. No entanto, nada mais frustrante do que imaginar uma receita e não ter todos os ingredientes à mão.

>>Prepare um delicioso doce de leite caseiro super cremoso em 3 etapas

O fermento é um dos ingredientes mais utilizados na culinária. Tanto para as massas salgadas como para as sobremesas é de total relevância, mas o que acontece se nos esquecermos de o comprar?

Nas linhas a seguir, vamos compartilhar alguns segredinhos que você pode usar para complementar esse alimento. Anote!

>>Bolinhos de queijo; uma receita deliciosa com pouquíssimos ingredientes

1. Vinagre de maçã e bicarbonato de sódio

Considerada uma das alternativas mais populares entre os vegetarianos. O bicarbonato de sódio atua como componente básico na substituição do fermento, enquanto o vinagre de maçã dá o ponto amargo necessário.

Para poder utilizar esta mistura como fermento, deve utilizar 10 gr. de bicarbonato de sódio e 80 ml. de vinagre de maçã.

>>Pizza em cone: uma receita perfeita para o fim de semana

2. Vinagre branco e bicarbonato de sódio

Uma opção que com certeza você tem em seu armário. Como apontamos nas falas acima, a mistura de vinagre com bicarbonato substitui perfeitamente o fermento convencional. Nesse caso, essa mistura é mais indicada para alimentos salgados.

3. Suco de limão e bicarbonato de sódio

Um dos mais saudáveis ​​para o nosso corpo. Para obter o substituto da levedura clássica, deve-se usar 10 gr. de bicarbonato de sódio e 70 ml. de suco de limão.

4. Levedura artesanal

Essa é a maneira que nossas avós usavam. Para obter o fermento artesanal, deixe uma mistura de água e farinha repousar por três dias. Durante esses dias, será gerada uma microflora com as mesmas propriedades da levedura convencional.

>>Bolo de sorvete com apenas 2 ingredientes: a receita mais fácil para o feriadão

5. Cerveja

Você suspeitou disso desde o início? Você não estava errado! A cerveja é uma das bebidas preferidas dos brasileiros e possui inúmeras propriedades para fazer fermento. É perfeito para fazer bolos.

Ingredientes

  • 100 ml de cerveja
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo

Preparação

1. Saiba que para preparar fermento caseiro com cerveja vamos precisar de um ingrediente que temos em abundância hoje em dia: o tempo.

2. Coloque  a cerveja em uma tigela e acrescente a farinha de trigo mexendo.

3. Agora, espalhe o açúcar. Nos misturamos muito bem, este é o segredo do sucesso desta preparação. Não tenha pressa e mexa até que estejam totalmente integrados.

4. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 7 a 8 horas em um local quente e seco. É aconselhável fazer à noite para que o fermento se forme a noite toda.

5. Depois desse tempo, mexa levemente e pronto.

Agora você pode começar a preparar todos os tipos de pães, bolos ou pizzas de restaurante.

Veja mais