Descubra por que você nunca deve limpar os ouvidos com cotonete

Descubra por que você nunca deve limpar os ouvidos com cotonete
Descubra por que você nunca deve limpar os ouvidos com cotonete

Descubra por que você nunca deve limpar os ouvidos com cotonete

Todos nós já fizemos isso em algum momento. Acordamos uma manhã após uma longa noite de excessos e parece que nossos ouvidos não reagem da mesma maneira que no dia anterior. A primeira coisa que nos ocorre é que esse efeito vai passando com o tempo, porém, não aguentamos mais e resolvemos ir ao serviço em busca do cotonete típico. 

Depois de cutucar impiedosamente nosso tímpano, nos sentimos muito mais aliviados, no entanto, a cera acumulada está ficando cada vez mais perto do tímpano, impedindo-nos de ouvir corretamente. É o mal dos cotonetes, o elemento de higiene mais desnecessário e prejudicial que existe. Nós vamos te contar.

Cotonetes não, obrigado

Os cotonetes podem ser definidos como o item de limpeza mais superestimado do mundo. Um utensílio inútil que não só não limpa os ouvidos como pode danificá-los. E é que, de acordo com um estudo realizado por especialistas do Centro Médico Sheba, de Tel Aviv, esses acessórios para higiene corporal são responsáveis ​​por cerca de 40% dos casos de perfuração do tímpano.

O tímpano é definido como a membrana localizada no ouvido médio responsável por captar e transmitir as vibrações ao ouvido interno. 

Portanto, danificar essa camada fina pode causar sérios problemas quando se trata de capturar sons de maneira adequada. São muitos os casos em que os palitos são os protagonistas deste tipo de piercing desnecessário. A melhor forma de limpar nossos ouvidos não está nesses tipos de acessórios, mas em técnicas muito menos prejudiciais ao aparelho auditivo.

Ineficácia comprovada

Está comprovado que não apenas os cotonetes perfuram o tímpano, mas também geram um grande número de tampões. A incisão desse tipo de acessório na orelha costuma gerar grandes acúmulos de cera que são realmente difíceis de remover. 

Portanto, o melhor para manter nosso aparelho auditivo saudável é usar uma toalha na área externa e deixar a cera fazer seu trabalho . Lembre-se de que se trata de uma substância totalmente natural que serve para lubrificar o canal auditivo e protegê-lo de alguns organismos nocivos.

>5 motivos para você passar a comer gelatina todos os dias

Veja mais