Descubra por que é perigoso comer cabeças de camarão

Descubra por que é perigoso comer cabeças de camarão
Descubra por que é perigoso comer cabeças de camarão

Descubra por que é perigoso comer cabeças de camarão

O camarão é um alimento que muita gente é apaixonada, destes há uma grande variedade e sem dúvida os preferidos são os camarões devido ao seu sabor e à sua grande versatilidade para os preparar e adicionar a diferentes pratos.

>Descubra o que acontece com seu corpo se beber 1 copo de suco de romã todo dia

Embora seja um alimento que apresenta vários benefícios para a saúde, há uma parte do camarão que não é bom para comer devido a algumas substâncias que contém: a cabeça.

>Aprenda como tirar manchas de sua roupa com vinagre em 10 minutos

Cabeça de camarão: por que evitar consumir?

Segundo a Agência Espanhola de Consumo, Segurança Alimentar e Nutrição (Aecosan), chupar ou comer a cabeça do camarão pode representar um risco à saúde, pois pode conter cádmio, um metal que pode causar danos mortais, além de sulfitos. Saiba o mal que isso pode fazer a sua saúde.

>Você sabe por que nunca deve descascar pepinos? Entenda os motivos

Risco 1: O cádmio é classificado como carcinógeno para humanos. O cádmio é um metal que pode se acumular no corpo principalmente no fígado e nos rins, podendo permanecer nesses órgãos entre 10 e 30 anos. O cádmio é uma substância tóxica para os rins, que pode causar disfunção renal.

>10 coisas que os médicos não te falam sobre pés de galinha

Risco 2: Como se não bastasse, algumas das cabeças dos camarões também contêm sulfitos que são adicionados pelas empresas para que este alimento não escureça. Estes são adicionados a partir do momento em que os camarões são capturados para evitar a melanose, ou seja, o processo pelo qual o camarão muda de cor para preto e também para durar mais.

Um estudo feito pela União Europeia menciona que os sulfitos podem causar reações alérgicas, semelhantes às de um ataque de asma.

>Descubra o que acontece se você cozinhar os ovos com bicarbonato de sódio

Alerta!

Tanto as cabeças quanto a casca dos crustáceos acumulam mais facilmente os aditivos, por isso é importante que as cabeças dos camarões sejam descartadas.

>Descubra por que você deve comer cebola, alho e limão todos os dias

Agora que você conhece os riscos de comer cabeças de camarão, é aconselhável evitar seu consumo ou fazê-lo com moderação. Embora você não os consuma, não é recomendado que você os ingerir, pois acontece da mesma forma que se você os ingerisse, o cádmio e os sulfitos entrarão em contato com o seu corpo.

Veja mais