Descubra o que acontece se você cozinhar os ovos com bicarbonato de sódio

Descubra o que acontece se você cozinhar os ovos com bicarbonato de sódio
Descubra o que acontece se você cozinhar os ovos com bicarbonato de sódio

Descubra o que acontece se você cozinhar os ovos com bicarbonato de sódio

Ovos são um ingrediente que frequentemente adicionamos aos nossos preparativos, seja em saladas ou em um pedaço de pão, mas alguns especialistas adicionam bicarbonato de sódio no processo de cozimento, uma estratégia que explicamos aqui.

>Técnica incrível para limpar azulejos de cozinha em poucos minutos.

Entre as apresentações de ovos , a versão cozida se destaca por ser capaz de acompanhar uma grande variedade de pratos, e por seu preparo ser muito simples, bastando apenas água fervente para endurecer a clara e a gema.

>Receita expressa: prepare deliciosos pãezinhos em poucos minutos!

Os ovos duros são ideais para complementar saladas, sanduíches, arroz, torradas, rechear com outros ingredientes e até enfeitar alguns pratos.

Uma das etapas mais complicadas no preparo de ovos cozidos é descascá-los sem estragar sua aparência lisa e apetitosa, o que às vezes não acontece porque, segundo o livro “Sobre Comida e Cozimento”, há uma proteína no ovo chamada albumina, a que gruda na casca do ovo, se for fresco.

>Descubra por que você deve comer cebola, alho e limão todos os dias

Durante os dias de refrigeração, o pH da albumina aumenta e permite que o ovo se desprenda mais facilmente da casca . Por esse motivo, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos que frequentemente estuda as propriedades deste alimento recomenda que você use ovos velhos sempre que quiser comer esta proteína no seu modo cozido.

>Prepare este sorvete cremoso de doce de leite com apenas 3 ingredientes

Uso do bicarbonato ao cozinhar ovos

Caso você só tenha ovos frescos à mão, não se preocupe, existe outra maneira fácil de descascá-los sem quebrá-los. A revista especializada Prevention sugere que você adicione meia colher de chá de bicarbonato de sódio à água para cozinhar os ovos.

>Como deixar suas sobrancelhas perfeitas usando óleo de amêndoa

Isso porque, o bicarbonato alcaliniza a água e aumente o pH dos ovos. Dessa forma  quando cozido, a casca se quebra em pedaços maiores e mais fáceis de remover, economizando tempo no processo.

>Veja como preparar uma saborosa e saudável salada mista de frango

Para melhores resultados, alguns chefes de cozinha aconselham que você coloque os ovos cozidos em uma tigela com água gelada e deixe-os descansar por alguns minutos antes de descascá-los.

Siga estas dicas simples e você nunca mais terá problemas com a casca de um ovo cozido.

>Delicioso bolo de cenoura com aveia, sem forno e sem farinha!

Veja mais