Descubra como fazer um gel caseiro de linhaça para amenizar o frizz

Descubra como fazer um gel caseiro de linhaça para amenizar o frizz
Descubra como fazer um gel caseiro de linhaça para amenizar o frizz

Descubra como fazer um gel caseiro de linhaça para amenizar o frizz. A semente de linhaça não é útil apenas para ajudar na digestão, mas também é uma boa aliada para cabelos cacheados.

Essa semente vem do linho, planta que na antiguidade era usada para fazer diversas coisas, além de preparar alimentos devido à sua grande quantidade de nutrientes como antioxidantes e proteínas que ajudam nos cabelos.  Embora tenha vários benefícios preventivos para a saúde, a semente de linhaça também traz grandes benefícios para as crinas.

>>Truques caseiros: aprenda como fazer seu cabelo parecer mais comprido

Pois bem, deixa o cabelo com uma maciez perceptível, assim como o brilho e a pouca queda de cabelo, evitando que no caso dos cabelos cacheados fique crespo com apenas um gel de linhaça que pode ser feito em casa, sendo uma maravilha.

Muitos especialistas têm se concentrado no uso da linhaça para o cuidado dos cabelos, já que, no caso dos cabelos crespos, não apenas o formato dos cachos está em jogo, mas o controle de volume é uma parte importante do cuidado do cabelo, por isso é importante manter o cabelo controle o maior tempo possível de uma forma completamente natural.

>>Benefícios da calêndula para seu cabelo: mais hidratação e crescimento

BENEFÍCIOS DO GEL DE LINHAÇA

Um dos principais benefícios das sementes de linhaça no cabelo é que são excelentes agentes para equilibrar o pH e regular a oleosidade.

Como esses dois fatores influenciam muito o crescimento do cabelo, o cabelo saudável precisa produzir óleos naturalmente, mas não excessivamente. Além de ser fonte de ácidos graxos como o ômega 3 que melhoram a elasticidade dos cabelos.

Por outro lado, funciona como um condicionador para as pontas dos cabelos crespos ou danificados, como é o caso das pontas partidas ou secas. Enquanto no couro cabeludo, atua como um medicamento para tratar problemas de secura, como a caspa. Por isso a linhaça é boa tanto na alimentação quanto como máscara caseira ou gel caseiro.

>>Dicas simples para você acabar com o frizz e encrespamento do cabelo

COMO O GEL DE LINHAÇA FUNCIONA EM CABELOS CACHEADOS?

O gel de linhaça tem ótimas propriedades para o cabelo por ter um grande impacto fixador na crina ao mesmo tempo em que hidrata o cabelo sem endurecer o cabelo como qualquer super gel. É também uma forma simples de estilizar sem ter que usar produtos que contenham silicone.

GEL DE LINHAÇA CASEIRA PARA O CABELO

Ingredientes

  • 1 xícara de água
  • 3 colheres de sopa de linhaça
  • 1 colher de sopa de aloe vera
  • 1 recipiente para o gel

>>Veja a melhor maneira de hidratar seu cabelo e evitar o frizz com maisena

Modo de preparação

Em um recipiente de vidro, misture as colheres de sopa de linhaça com a água e aloe vera. Despeje tudo em um recipiente de vidro para colocar na geladeira por 8 horas. Passado esse tempo, basta coar o gel e colocá-lo em outro recipiente limpo que contenha um spray ou atomizador para usar o gel por vários dias, guardado na geladeira.

Assim, quando o gel de linhaça estiver pronto, você só terá que deixar o cabelo limpo e úmido, para evitar acidentes, retire o excesso de água com uma toalha e aplique o gel em todo o cabelo.

Em seguida, pinte uma tampa para deixar os ingredientes assentarem por 15 minutos e depois enxágue novamente com seu condicionador preferido para salvar as cutículas do cabelo.

>>Dicas de beleza: aprenda como cuidar do seu cabelo pintado em casa

Veja mais