Descubra como fazer leite dourado para fortalecer o sistema imunológico

Descubra como fazer leite dourado para fortalecer o sistema imunológico
Descubra como fazer leite dourado para fortalecer o sistema imunológico

Descubra como fazer um leite dourado para fortalecer seu sistema imunológico.

Possivelmente você já ouviu falar do leite dourado e todos os seus benefícios, e é que é uma bebida antiga da Índia, onde é chamada de “Haldi ka doodh”, que se tornou popular em todo o mundo. Este leite ganha a tonalidade “dourada” da cúrcuma

, principal ingrediente do seu preparo e por isso é tão saudável, principalmente para prevenir ou tratar constipações.

Também conhecida como “leite dourado”, é uma bebida que se destaca pelas qualidades da curcumina, que é anti-inflamatória, antibacteriana, antisséptica, antidepressiva, anticâncer e protetora cardiovascular, entre tantas outras qualidades e benefícios, especialmente voltada para o sistema digestivo, a que está intimamente relacionado ao bom funcionamento do  sistema imunológico.

Esse leite melhora a digestão, regula a flora intestinal e ajuda a desintoxicar o fígado, além de ajudar no combate aos resfriados, estimular o sistema imunológico e a inflamação causada pelo vírus.

Na receita pode-se usar leite vegetal ou de vaca, embora se usar o primeiro é imprescindível adicionar uma colher de chá de ghee ou manteiga orgânica, pois a gordura é necessária na hora de tomar açafrão para obter seus benefícios.

Leite dourado

Ingredientes para pasta de cúrcuma:

  • 1/2 copo de água
  • 2 colheres de sopa de açafrão
  • 1/2 colher de sopa de pimenta preta moída

Ingredientes para o leite dourado:

  • 1 xícara de leite
  • 1/2 colher de sopa de pasta de cúrcuma
  • 1 colher de chá de gengibre em pó (opcional)
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de chá de ghee ou óleo de coco
  • 1 colher de sopa de mel (opcional)

Preparação

  • Coloque a água com o açafrão e a pimenta-do-reino moída em uma panela pequena e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até formar uma pasta homogênea e lisa até que esteja completamente integrada. A água vai diminuindo gradativamente, devemos continuar mexendo até obter uma pasta com uma consistência próxima à mostarda, grossa, mas lisa.
  • Retire do fogo, deixe esfriar e guarde em uma jarra de vidro hermética, podendo deixar essa pasta na geladeira por até uma semana.
  • Numa tigela, coloque o leite em fogo baixo, acrescente a pasta de açafrão , a canela em pó, o ghee e o mel, mexendo até que todos os ingredientes estejam integrados. Se preferir, você também pode adicionar 1 colher de chá de gengibre em pó para aumentar os efeitos nutricionais da bebida. Mexa regularmente e tome cuidado para não ferver, quando ver que isso vai acontecer retire do fogo. Sirva seu leite dourado quente e divirta-se!

Recomenda-se beber esse leite morno à noite, pois promove o descanso. Para perceber as mudanças tome um copo deste leite dourado diariamente por pelo menos 15 dias.

Veja mais