Descubra como aproveitar os melhores descontos da Black Friday 2020

Descubra como aproveitar os melhores descontos da Black Friday 2020
Descubra como aproveitar os melhores descontos da Black Friday 2020

Descubra como aproveitar os melhores descontos da Black Friday 2020

Já tradicional no Brasil, a Black Friday, evento de promoções que cresce a cada ano e está marcada para 27 de novembro, a última sexta-feira deste mês, deve ganhar uma cara nova em 2020. Por conta da pandemia, a tendência de aumento das vendas online vista nos últimos anos deve se acentuar ainda mais, já que, nos últimos meses, o isolamento social fez crescer substancialmente as compras na internet dos mais variados tipos de produtos.

Por outro lado, a Black Friday pode ter menos ofertas neste ano, e as promoções devem se estender por todo o mês de novembro, buscando evitar as aglomerações no próprio dia das promoções, que costuma ter o maior movimento nas lojas físicas, que ainda correspondem por um percentual importante de vendas no Brasil.

Previsões são otimistas – Descubra como aproveitar os melhores descontos da Black Friday 2020

Segundo levantamentos realizados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e a consultoria Ebit/Nielsen, o faturamento das vendas na Black Friday neste ano deve superar o resultado de 2019, quando foi batido o recorde de vendas online. A principal explicação para essa projeção é justamente a pandemia do novo coronavírus e a construção do hábito de comprar online nos últimos meses.

Pesquisa da ABComm estima crescimento de vendas online de 77% em 2020 no Brasil na comparação com o ano passado. Com isso, o total vendido atingiria cerca de R$ 6,9 bilhões. A previsão considera o período entre a véspera da Black Friday – neste ano, o dia 26 de novembro, quinta-feira – e a terça-feira seguinte, dia 1º de dezembro.

Ebit/Nielsen, por sua vez, espera que as vendas pela internet entre quinta e sexta, a Black Friday propriamente, cresçam 27%. O aumento de consumidores no e-commerce gerado pela pandemia é apontado como principal razão para o otimismo com as vendas pelos dois levantamentos, focados nas projeções para o digital.

A Federação do Comércio de São Paulo (FecomercioSP) espera um aumento de até 3% nas vendas do comércio varejista em novembro na comparação com o mesmo período de 2019. Para a Black Friday especificamente, a projeção é de que a venda de eletroeletrônicos tenha melhor desempenho.

A expectativa geral para a Black Friday 2020 no Brasil, mais digital do que nunca, é de mudança de hábito. Se nos últimos anos nos habituamos a ver aglomerações em lojas de todo o país, grandes promoções apenas na última sexta-feira de novembro, este ano deve ter maior peso do online, promoções diluídas ao longo dos mês nas lojas físicas e, para o lamento de muitos, menos promoções do que em anos anteriores.

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Menos promoções e grana curta dos consumidores

De acordo com pesquisa feita pela GfK, grande empresa de estudos de mercado, a Black Friday neste ano será a mais digital da história, mas o varejo não deverá oferecer grandes ofertas em 2020, e muitas promoções devem ser menores, mas durante todo o mês de novembro. A GfK pontua, porém, que os descontos tendem a ser mais atrativos em segmentos que foram mais afetados pela pandemia e precisam se recuperar, como os setores de viagens e roupas.

Os eletrônicos, sempre muito procurados, devem sofrer por conta da disparada do dólar. Segundo a GfK, em 2018, 35% dos produtos eletroeletrônicos tiveram descontos superiores a 5%; em 2019, foram 41%; e, neste ano, apenas 26%, cerca de um a cada quatro produtos, deverão ter descontos de 5% ou mais.

Para não passar a data de promoções em branco, 91% dos consumidores querem fazer pelo menos uma compra na Black Friday, segundo a GfK. No entanto, 44% dizem ter menos dinheiro do que no ano passado e 71% esperam poder comprar pagando menos pelo que buscam.

Como gastar menos e aproveitar bem as promoções?

Estando com as contas em dia ou não, uma promoção é sempre uma tentação, não é mesmo? Mas cuidado! Para aproveitar os descontos, é bom se organizar para saber onde estão as melhores ofertas e, claro, elencar suas prioridades e possibilidades. Pensando nisso, Samantha Schwarz, gerente executiva de B2C da Infracommerce, preparou uma lista com 10 dicas para você curtir a Black Friday 2020, comprar o que deseja e gastar menos! Confira:

1) Faça uma lista de compras

Pode parecer simples, mas quando temos uma lista, conseguimos visualizar com mais clareza o que pretendemos comprar. Assim, é possível ter uma noção geral de quanto investimento será necessário e elencar os produtos prioritários.

2) Comece a monitorar os e-commerces

Depois da lista pronta, pesquise os sites nos quais pretende comprá-los e monitore os preços. Empresas idôneas não aumentam os preços antes da data para no dia fazer tudo “pela metade do dobro”, mas ainda assim é importante checar se os descontos são realmente relevantes.

3) Fique de olho no “esquenta”

Muitas empresas começam as promoções antes mesmo da sexta-feira. Por isso, é interessante acompanhar as redes sociais e assinar as newsletters das lojas escolhidas. É possível que você consiga aproveitar um desconto adiantado e já garantir algum item da sua lista.

4) Pesquise a reputação das lojas

Existem diversas ferramentas que disponibilizam informações sobre atrasos e demais problemas dos e-commerces. Para não ter nenhuma surpresa, veja se as lojas escolhidas são de confiança com antecedência, assim você consegue escolher outro lugar mais confiável caso seja necessário.

5) Cheque o certificado de segurança do e-commerce

Um ponto simples, mas muito importante, é verificar se no endereço da loja, antes do “www” tem o protocolo “https”. Esse “s” significa que o ambiente possui certificado de segurança e atesta que os dados do cliente são protegidos por criptografia.

6) Cuidado com e-mails falsos

Ao receber um e-mail com oferta, cheque se ele é real. Uma dica bem fácil é buscar o nome da loja no Google e clicar em links patrocinados, os primeiros que aparecem na busca, pois são pagos pela empresa para estar no topo, portanto, geralmente são oficiais. Também é importante tomar cuidado com links divulgados por redes sociais.

7) Proteja-se de golpes

Tomar cuidado com os seus dados pessoais e de cartões pode evitar uma dor de cabeça após a Black Friday. Além do cuidado com e-mails falsos, mensagens recebidas pelas marcas por SMS também precisam ter atenção. De acordo com um relatório do FBI, as tentativas de golpes financeiros cresceram 300% no mundo. Só o Brasil dá origem a quase 54% de dados de cartões vazados. Hoje, com a aplicação da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, os sites têm a obrigação de informar o uso dos dados e se responsabilizar por seu armazenamento. Procure sites sempre com esse aviso e nos quais você confia.

8) Esteja a postos antes da meia noite

Caso você queira muito algum produto ou o e-commerce escolhido tenha anunciado um desconto bem expressivo, uma boa dica é ficar de olho no relógio e se adiantar. Assim, você evita a correria e tem mais chances de chegar primeiro para garantir o produto.

9) Acompanhe depois de comprar

O dia chegou e você comprou tudo o que queria? Agora é importante ficar de olho nos prazos e e-mails enviados pelo e-commerce. Como o volume de vendas na data é muito grande, é importante notar que muitas lojas estendem o prazo, então se você comprou para presentear em uma data, por exemplo, certifique-se de que o prazo informado está dentro do que você precisa.

10) Saiba seus direitos

Para toda compra feita na internet, o consumidor tem o direito de arrependimento e devolução do produto em até 7 dias corridos, ou o direito de troca em 30 dias. Não perca esses prazos e busque contato com os canais oficiais da marca, anotando os protocolos e registrando as informações fornecidas.

Fonte: O DIA