Dedo em gatilho: o que é e quais são os seus sintomas?

Dedo em gatilho: o que é e quais são os seus sintomas?
Dedo em gatilho: o que é e quais são os seus sintomas? – Foto: Pixabay

Dedo em gatilho: o que é e quais são os seus sintomas?

O dedo em gatilho, também chamado de tenossinovite estenosante, é uma condição em que um dos dedos permanece flexionado. O dedo pode esticar como um estalo, como uma mola que é puxada e solta.

O chefe de Traumatologia do Hospital Geral Regional (HGR) nº 20 do Instituto Mexicano de Previdência Social (IMSS) de Tijuana, Juan Martínez Caamaño, explicou que essa condição ocorre quando uma inflamação estreita o espaço dentro da bainha que circunda o tendão do dedo afetado e se for grave, o dedo pode ser deixado trabalhando na posição flexionada.

O especialista, além de alertar que pessoas com empregos ou hobbies que requeiram pegadas repetitivas têm maior risco para essa condição, indicou que podem ocorrer esses sintomas e sinais de dedo no gatilho, que podem evoluir de leves a graves:

  • Dedo rígido, especialmente pela manhã.
  • Sensação de estalo ou estalo ao mover o dedo.
  • Sensibilidade ou protuberância (nódulo) na palma da mão na base do dedo afetado.
  • Um dedo que fica preso na posição flexionada e que é esticado repentinamente.
  • Um dedo que trava na posição flexionada e não pode ser esticado novamente

Martínez Caamaño afirmou que essa condição pode ocorrer em qualquer dedo, até no polegar e que pode afetar mais de um dedo ao mesmo tempo e em ambas as mãos.

Ele também ressaltou que o quadro costuma ser mais pronunciado pela manhã, ao segurar um objeto ou ao esticar o dedo afetado.

Como recomendação, o especialista mencionou que é importante consultar o médico assim que apareça algum sintoma para obter um diagnóstico oportuno.