Cupcakes de chocolate amargo: receita fácil, rápida e com sabor intenso

Cupcakes de chocolate amargo: receita fácil, rápida e com sabor intenso
Cupcakes de chocolate amargo: receita fácil, rápida e com sabor intenso

Cupcakes de chocolate amargo: receita fácil, rápida e com sabor intenso. Se há algo que pode “azedar” o dia, é, sem dúvida, o chocolate… E este ingrediente pode passar de doce a intenso em segundos devido à percentagem de cacau que contém.

Para a sobremesa de hoje, escolhemos uma variedade que apresenta 85% (muito mais forte e pouco aconselhável para quem não é fã deste produto) e um cacau puro e sem açúcar que vai dar a estes muffins um sabor único que fará com que você não consiga parar de comê-los até que termine todos eles.

Como já antecipamos, alguns muffins de chocolate amargo são uma tentação.

>>Berinjelas grelhadas: receita fácil e correta para dar um sabor ao vegetal

Ingredientes:

Para a massa:

  • 130 g de farinha de trigo
  • 118 g de água
  • 113 g de manteiga
  • 50 g de açúcar
  • 40 g de cacau puro sem açúcar
  • 3/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/4 de colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de açúcar baunilha
  • 1 ovo

Para a cobertura:

  • 70 g de chocolate amargo 85%
  • 30g de manteiga

>>Anéis de cebola: um lanche crocante simples e saudável de fazer no forno

Modo de preparo:

Pré-aquecemos o forno a 190 graus. Começaremos preparando a massa. Para isso, vamos coletar a farinha , o bicarbonato, o fermento, o sal e o açúcar baunilha em uma tigela . Nós misturamos e reservamos.

Coloque a água em uma panela e leve ao fogo médio-alto até começar a ferver, momento em que a deitaremos, com muito cuidado, em uma tigela que suporte o fogo.

Adicione rapidamente o cacau e mexa até que este se dissolva. Sugestão: Se a mistura ficar muito líquida, pode adicionar um pouco mais de cacau. Nós reservamos.

>>Pudim de pão: a receita mais fácil de sobremesa para você experimentar

Por outro lado, vamos bater a manteiga com a ajuda de um palito e, quando obtivermos um resultado cremoso, vamos adicionar o açúcar e bater novamente durante pelo menos 2-3 minutos para que fique esbranquiçado e um pouco mais grosso.

Adicionamos o ovo à mistura e batemos. Peneiramos os ingredientes secos que já havíamos juntado no início e acrescentamos aos anteriores. Mexemos e, por fim, adicionamos o cacau (com a água).

Bata com as varetas até que tudo esteja bem integrado e despeje sobre as formas (previamente untadas com um dedo de manteiga) que escolhemos. Lembre-se de não rechear para que, depois de cozidos, não saiam. Será suficiente para preencher cerca de 2/3 da capacidade.

Colocamos no forno e guardamos por 20 minutos. Nosso conselho é que quando seus muffins estiverem fazendo por volta de 12-15 minutos, verifique como estão, caso já estejam lá e não precisem daquele tempo extra que acabaria por queimando ou secando.

>>Alfajor rogel: uma versão de doce argentino fácil, rápido e prático

Cobertura:

Corte o chocolate amargo em pedaços menores ou maiores, coloque em uma tigela com a manteiga e derreta tudo na banheira. Nós reservamos.

Quando mandamos fazer os muffins, tiramos, deixamos temperar alguns minutos e, com a ajuda de uma escova de cozinha, espalhamos uma camada (dando-lhe um formato irregular) do chocolate derretido. Nós os deixamos esfriar completamente e é isso.

Veja mais