Cuidado: Vírus para carregar celular mais rápido pode explodir a bateria

Cuidado: Vírus para carregar celular mais rápido pode explodir a bateria
Cuidado: Vírus para carregar celular mais rápido pode explodir a bateria – Imagem: Max Pixel

Cuidado: Vírus para carregar celular mais rápido pode explodir a bateria. 

Foi detectado um novo vírus que, longe de roubar dados, procura manipular carregadores móveis e, portanto, afeta todo o sistema de carregamento. Os efeitos levam a explosões da bateria e queimam os componentes internos.

>Nova falha: Whatsapp sai do ar novamente mas poucos percebem

A empresa de segurança cibernética Tencent Security Labs encontrou uma vulnerabilidade que permite alterar o firmware de um carregador. Esse processo não afeta apenas a operação do carregador, mas também põe em risco os celulares que entram em contato com ele.

Os danos que esse ataque ao computador pode causar são irreparáveis, pois afetam os elementos físicos do terminal. O vírus conhecido como BadPower pode fazer com que a bateria e outros componentes de um telefone explodam e queimem , tornando-o completamente inutilizável.

>Novo truque para saber quem fica fofocando seu status do Whatsapp

Como funciona o carregamento rápido

Para entender o que está fazendo com que uma bateria de smartphone se torne uma bomba, é importante entender como o carregamento rápido funciona tanto hoje. Os sistemas de carregamento rápido exigem que haja comunicação entre o celular e o carregador, portanto, este deve ser inteligente e ter um microprocessador e firmware.

>Métodos rápidos para recuperar fotos que foram apagadas no Android

Quando conectamos o telefone ao carregador para carregar rapidamente a bateria do primeiro, o segundo se comunica com o celular para saber quanto resta a ser carregado para completar a bateria, qual é a temperatura dos componentes e a voltagem aplicada no circuito do carga, entre outros dados.

>Conheça ferramentas gratuitas para impulsionar seu instagram rapidamente

Firmware: superaquecimento

Se alterarmos o firmware desse carregador, aplicando mais tensão do que o necessário, superaquecerá o celular e forçará seus componentes até que eles acabem queimando ou estragando com altas temperaturas. A Tencent chegou a testar até 35 modelos, dos quais 18 de marcas diferentes mostraram essa vulnerabilidade que liberta o vírus.

>VPNs gratuitas expuseram os dados de 20 milhões de usuários

O firmware pode ser modificado conectando o carregador a outro dispositivo, como um celular, através da porta USB. A empresa de segurança cibernética não informou sobre as marcas cujos carregadores rápidos são vulneráveis ​​a esses tipos de ataques, mas garante que entrou em contato com eles para desenvolver uma solução.

É possível que o carregador que você está usando tenha essa lacuna de segurança e, embora inicialmente como usuários não possamos fazer nada sobre isso, podemos ter cuidado. Principalmente, não devemos compartilhar nosso carregador com pessoas desconhecidas ou usar o carregador de outra pessoa.

>Atualização ios 13.6: Seu iphone já consegue destrancar seu carro

Se você o perdeu e deseja comprar um novo, tenha muito cuidado ao escolher, pois ele atende às mesmas características que a que veio na caixa do seu celular e é de uma marca confiável. Mas, acima de tudo, não se esqueça de atualizar seu celular regularmente para ter os patches de segurança que as marcas desenvolvem e evitar a instalação de aplicativos duvidosos que possam conter vírus.