Cuidado com as Unhas: veja dicas para tratar cutícula inflamada

Cuidado com as Unhas: veja dicas para tratar cutícula inflamada
Cuidado com as Unhas: veja dicas para tratar cutícula inflamada

Cuidado com as Unhas: veja dicas para tratar cutícula inflamada

Muitas vezes, as lesões menores são as que mais doem, como a cutícula inflamada, que pode começar com pouca inflamação e acabar se tornando um problema mais sério se não for tratada corretamente. Portanto, preste atenção às dicas para tratar a cutícula inflamada, seja nas unhas dos pés ou unhas das mãos.

Dicas para tratar cutícula inflamada

Qualquer inflamação no corpo deve ser tratada adequadamente para que não se intensifique. Se negligenciado, o corte leva à inflamação, que pode ser a porta de entrada para fungos e bactérias que infectarão a região, causando dores mais fortes, inchaço e até febre.

Mantenha a cutícula limpa

Se estiver na mão, o que você usa o tempo todo, tenha cuidado com as atividades que faz, evitando sujar as mãos. Por exemplo, não toque no solo, evite limpeza intensa e toque em qualquer fluido que possa estar contaminado, como água não tratada. Se estiver no pé, mantenha-o bem limpo, evitando usar sapatos abertos quando estiver na rua.

Faça curativos nas unhas

Em geral, as feridas cicatrizam melhor quando são ventiladas, ou seja, sem curativo. Porém, o papel do curativo é proteger a região afetada, mantendo-a afastada de microorganismos encontrados no ambiente. Portanto, se precisar realizar alguma atividade que implique perigo em que possa atingir a cutícula já danificada , coloque um curativo feito com gaze e fita microporosa para cobrir a ferida sem apertá-la . Se o curativo molhar, troque por um novo e sempre mantenha-o limpo.

Evite sapatos fechados

Se o inchaço for no pé, tente manter a área bem ventilada quando estiver em casa. Use chinelos para evitar que o sapato fechado faça com que a área inche ainda mais. Outra desvantagem do sapato fechado é que ele deixa os pés úmidos e quentes, o que é um convite aos fungos. Por isso, em casa, use chinelos e esteja sempre atento para onde vai pisar.

Imersão em água quente

Como forma de tratamento, tanto para o pé quanto para a mão, se a inflamação for leve, mergulhe a unha inflamada em água morna por 15 minutos 4 vezes ao dia.

Medicação

Os medicamentos para o seu tratamento devem ser usados ​​com receita médica. São indicados para casos de inflamação moderada ou grave, quando há muita vermelhidão, inchaço, dor e pus. O médico avaliará a causa e a condição da cutícula para descobrir se ela pode estar infectada e, então, determinará o tipo de medicamento a ser prescrito.

Causas

As causas mais comuns de uma cutícula inflamada são os “filés” que se puxam ao fazer uma manicura ou pedicura, também quando tem o hábito de roer as unhas ou ao cortar com tesoura de papel ou faca. Em pessoas com sistema imunológico enfraquecido, mesmo um pequeno corte pode demorar para cicatrizar. Por isso, o cuidado em manter a região limpa e seca é fundamental para evitar a contaminação e um problema preocupante.

Como prevenir

De acordo com as principais causas, as melhores maneiras de prevenir uma cutícula inflamada são:

  1. Faça sua manicure por um profissional experiente e confiável que não “corta” sua cutícula.
  2. Ao fazer as unhas, use apenas alicates limpos para evitar infecções com corte de cutícula.
  3. Sempre mantenha as mãos e os pés limpos e secos.
  4. Se você tem esse hábito, tente parar de roer as unhas, pois além da cutícula inflamada, pode causar outros problemas de saúde.
  5. Para tarefas domésticas e manuseio de produtos de limpeza, use luvas de borracha.

Veja mais