Creme de leite caseiro: receita fácil que usa apenas 6 ingredientes

Creme de leite caseiro: receita fácil que usa apenas 6 ingredientes
Creme de leite caseiro: receita fácil que usa apenas 6 ingredientes

Creme de leite caseiro: receita fácil que usa apenas 6 ingredientes

Descubra como fazer creme de leite caseiro com poucos ingredientes! Uma receita ideal para sobremesas , é super fácil, e você pode usar com frutas ou para rechear bolos. Tem menos gordura que o creme, pois usamos apenas 25 gramas de manteiga que dá 10 gramas de gordura.

>>O truque que você provavelmente não sabia: como descascar laranjas rápido e sem esforço

Para fazer esta receita usamos manteiga light. Como é fácil se confundir com tantos produtos, destacamos as diferenças. A manteiga light não é margarina, ainda é manteiga, mas com metade da gordura (uma manteiga normal tem 80g de gordura em comparação com a manteiga light que tem a metade).

>>Receita deliciosa e macia de torta de limão no liquidificador

A margarina é outro produto feito com gordura vegetal e embora em princípio pareça saudável, em muitos casos contém gorduras hidrogenadas ou ‘trans’ que não são recomendadas para a saúde. É por isso que em quase 100% das receitas você verá que se usa manteiga em vez de margarina. No entanto, a manteiga light é uma opção, já que a textura das sobremesas não varia e economizamos metade da gordura. Você pode encontrar manteiga light de várias marcas em qualquer supermercado.

>>Croquetes de cenoura com queijo: uma receita fácil e rápida

Creme de leite

Ingredientes

  • 500 ml de leite
  • 30 gramas de amido de milho (Uma colher de sopa)
  • Um pedaço de casca de limão
  • Um pau de canela
  • 25 gramas de manteiga light (Uma colher de sopa)
  • 20g de açúcar (Uma colher (sopa) rasa)

>>Nova máscara caseira com efeito botox para combater as rugas e rejuvenescer

Preparação

1. Em uma panela adicionamos 400 ml de leite e reservamos 100 ml. Em um copo colocamos o amido de milho e adicionamos os 100 ml de leite. Às vezes esquecemos, mas sempre que usarmos farinha de milho ou amido de milho convém diluir em um pouco de leite ou água fria (dependendo da receita) para evitar que nos formem grumos, mexa bem para que se dilua e você verá como não fica com caroços.

>>Torta de presunto e queijo: um almoço rápida no liquidificador

2. Continuamos com nossa receita de creme de leite: colocamos a panela em fogo baixo e juntamos o pau de canela e a casca de limão e o açúcar .

3. Quando o leite começa a soltar, retiramos a canela e o limão (só precisamos deles para deixar um leve aroma) juntamos o amido de milho diluído e a manteiga.

>>Sobremesa sem forno: como fazer arroz doce com biscoitos

4. Continuamos com o fogo em temperatura média. Mexa a mistura com frequência até ver que engrossa, quando engrossa baixamos o fogo ao mínimo. Quando estiver com uma textura cremosa de creme, desligue o fogo e deixe a mistura descansar.

5. Uma vez em temperatura ambiente, você pode usá-lo em suas receitas ou até mesmo congelar para usá-lo em outra hora.

Veja mais